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93% dos recrutadores afirmam que as soft skills são essenciais na decisão de contratar. E identificam as oito mais requisitadas
Ao candidatar-se a uma vaga de emprego, há várias maneiras de optimizar o seu cv. Pode analisar a lista de requisitos e prioridades do empregador e realçar essas valências no seu currículo, por exemplo. Mas há um grupo de competências que os peritos consideram fundamental incluir e essas são as soft skills. A ZipRecruiter compilou as oito mais requisitadas.
Para 93% dos empregadores «as soft skills desempenham um papel crítico na decisão sobre quem contratar», revelou Ian Siegel, cofundador e CEO da ZipRecruiter, num relatório recente da empresa sobre o mercado laboral.
As soft skills incluem uma série de “capacidades”. «No geral, diria que a comunicação está actualmente no topo considerando o modelo de trabalho híbrido», afirma Kristin Kelley, chief Marketing officer da CareerBuilder.
A ZipRecruiter compilou as oito soft skills mais requisitadas na sua plataforma, incluindo o número de vagas em que aparece como requisito.
- Comunicação (listada como requisito em 6.1 milhões de vagas)
- Atendimento ao cliente (requisito em 5.5 milhões de vagas)
- Planeamento (requisito em 5 milhões de vagas)
- Gestão de tempo (requisito em 3.6 milhões de vagas)
- Gestão de projectos (requisito em 2.8 milhões de vagas)
- Pensamento analítico (requisito em 2.7 milhões)
- Autonomia de trabalho (requisito em 2 milhões de vagas)
- Flexibilidade (requisito em 1.3 milhões de vagas)
No que toca à comunicação, tal como Kristin Kelley referiu, resulta dos novos modelos de trabalho híbrido e remoto que assentam maioritariamente nas tecnologias. E dá como exemplo a forma como respondemos a um email. Resulta também das recentes iniciativas das empresas no âmbito da igualdade, diversidade e inclusão. «Para trabalhar num ambiente diverso e inclusivo, é necessário saber comunicar eficazmente com todo o tipo de pessoas», declara Georgene Huang, cofundador e CEO da Fairygodboss.
No que diz respeito ao planeamento e gestão de tempo, «independentemente do cargo que ocupar, se não consegue organizar e gerir o seu tempo», não será eficiente, considera a CMO da CareerBuilder.
Por fim, no que concerne a flexibilidade, «as pessoas têm de ser capazes de virar à esquerda e à direita num segundo, reunir por Zoom, responder às mensagens instantâneas que entram», explica Kelley. O multitasking e a capacidade de interromper algo para começar outra tarefa aumentaram com a pandemia e com o facto de muitas pessoas continuarem a trabalhar a partir de casa.
Inclua as suas soft skills, dando exemplos concretos de como as usou, na parte introdutória do seu cv ou integrada na parte da descrição de empregos.