Brasil procura profissionais com formação em humanidades e estatística

No Brasil, há uma necessidade crescente: profissionais formados em humanidades com conhecimentos em estatística. A área é inteligência de mercado para as empresas que necessitam de informação para definir a sua estratégia para o futuro.

Ou seja, estes profissionais devem ter a capacidade de combinar informações de mercado, dos media e outras pesquisas de modo a definir a estratégia das empresas.

Para Sérgio Santos, professor e coordenador da área de marketing da pós-graduação da ESPM, há uma procura crescente no mercado porque não há profissionais suficientes. O professor, em declarações à revista Exame, dá como exemplo pessoas com formação em sociologia ou antropologia que podem fazer carreira nesta área. Capacidade analítica é uma característica fundamental, defende o professor.

“Também tem de ser uma pessoa focada e bem informada, conhecer o mercado, o cliente e estar ligado a redes sociais”, afirma Isabella Portella, gerente de inteligência de mercado da Sophia Mind. Segundo a gerente, os três principais cursos para actuar na área são estatística, administração e economia.