Os novos desafios da liderança
Ser líder já não é apenas sobre atingir resultados, é também sobre desenvolver as competências dos membros da equipa. Bob Hewes, senior partner no Camden Consulting Group, sabe disso e, em declarações à revista Talent Management, explica quais são os novos desafios da liderança.
No momento de delegar competências, não se deve optar apenas por passar responsabilidades para outro membro da equipa. Há que garantir que o colaborador está preparado e que competências pode (e deve) desenvolver no decurso dessa tarefa, mantendo uma conversação em dois sentidos – garantia de feedback.
Compete aos líderes, também, conhecer a cultura organizacional da empresa a fundo, de modo a garantir que os colabores se sentem envolvidos.
Assim, Bob Hewes sugere quatro pontos que os líderes devem ter em conta:
1. Estabelecer objectivos em conjunto: nada deve ser imposto, mas antes conversado para se chegar a um objectivo comum e consensual.
2. Deixar por escrito o plano de acção: assim o colaborador pode sempre reler as metas que traçou para si e para determinada tarefa.
3. Capitalizar as oportunidades de desenvolvimento: o trabalho deve ser visto como uma oportunidade de abraçar desafios que levem o colaborador a desenvolver as competências que deseja.
4. Manter o diálogo: manter a linha de conversação aberta com os colaboradores é essencial para acompanhar e garantir o progresso.