Do lucro para a melhoria da sociedade
No seu comentário aos resultados do XXVII Barómetro Human Resources, Carla Gouveia, senior Client partner da Korn Ferry defendeu que «o propósito é uma componente fundamental da vida e de uma organização bem-sucedida».
«Hoje, falar de propósito pessoal e das organizações passou a estar presente nas frases que verbalizamos, nos nossos comentários e nos artigos de imprensa. Os resultados deste barómetro expressam essa relevância. Sabemos que o propósito impulsiona o desempenho. As pessoas com objectivos pessoais claros utilizam as suas energias ao máximo e desempenham o melhor das suas habilidades. As organizações que têm um propósito conseguem a força para continuar, independentemente do desafio. Quando o “porquê” é claro para todos, o “como” vem por arrasto. Os dados agora revelados mostram que ter um propósito é não só muito importante, mas que todas as pessoas, de todas as gerações, sentem a necessidade da sua empresa ter um propósito. No entanto, é a geração dos millennials que se vai tornando a geração mais representativa na força de trabalho a conduzir o propósito nas organizações no futuro. Esta nova geração defende que o propósito das organizações deverá transitar de gerir o lucro para contribuir para a melhoria da sociedade. À questão de “O talento na sua empresa move-se por?”, os projectos surgem como resposta e em primeiro lugar. Isso implica, e acelera, a necessidade das empresas terem objectivos claros e comunicarem bem o seu propósito. Isso irá reenergizar toda a força de trabalho, aproveitando e concentrando esse esforço combinado numa mesma direcção. O propósito é uma componente fundamental da vida e de uma organização bem-sucedida. Pessoas com propósito positivo e energético tendem a ser focadas, optimistas e bem-sucedidas. Grandes propósitos inspiram pessoas e organizações a fazer grandes coisas.»
Este testemunho foi publicado na edição de Setembro da Human Resources, nas bancas, no âmbito do XXVII Barómetro.