Creativesystems entra no mercado russo
A Creativesystems, empresa pioneira na implementação de soluções RFID, acaba de desenvolver um projeto na CentrObuv, a maior empresa de retalho de calçado da Rússia.
A CentrObuv está a assistir a um aumento exponencial do seu negócio com a abertura de novas lojas a um ritmo de mais 30% ao ano.
Devido ao seu crescimento e aumento da complexidade de gestão, foi necessário melhorar a eficiência de todo o sistema logístico, nomeadamente na rastreabilidade dos produtos, no controlo e na gestão dos stocks e na libertação dos colaboradores para tarefas com maior valor acrescentado, por exemplo, dedicados aos clientes e às vendas.
A CentrObuv utilizava a tecnologia tradicional de código de barras, que não respondia eficazmente aos desafios actuais e futuros do seu negócio. Foi necessário mudar para a tecnologia RFID.
Como empresa especializada na área de retalho têxtil e calçado, a Creativesystems implementou uma solução RFID para calçado e acessórios com tags passivas EPC Gen2 UHF da Avery Dennison. Através do equipamento RFID e do software Quick Start da Creativesystems, a solução faz a captura e o tratamento dos dados, disponibilizando-os num backoffice acessível através de qualquer web browser, permitindo a análise e a tomada de decisões por parte da gestão. Os dados disponíveis no Quick Start são posteriormente integrados com o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) da CentrObuv.
A solução RFID instalada incorpora duas vertentes, o Centro de Distribuição e a Loja, que estão totalmente integradas.
De acordo com Marcin Tokarz, director de Comunicações da CentrObuv, “A implementação deste projecto visa melhorar a eficiência da gestão do inventário, aumentar a precisão na contagem de stocks e libertar os colaboradores de tarefas morosas de forma a alocá-los a tarefas com maior valor acrescentado para o negócio. Para além de melhorar a eficiência de todo o nosso negócio, são as soluções para estes desafios que esperamos obter com a adoção da tecnologia RFID.”
No futuro, a CentrObuv tenciona alargar o Roll-Out e a Creativesystems irá implementar, entre outras, soluções que permitem uma melhor experiência de compra, nomeadamente um Quiosque RFID Interactivo que permite dar sugestões ao cliente, por exemplo, sobre artigos que estão à venda na loja e que podem complementar a compra de um artigo específico.