Agência Espacial Portuguesa abriu inscrições para uma competição em que se simula o processo de selecção de astronautas

Pelo terceiro ano, a Agência Espacial Portuguesa vai dar a 30 jovens estudantes portugueses a oportunidade de flutuarem como astronautas, noticia o Público. As inscrições à primeira fase já decorrem e encerram a 19 de Fevereiro.

 

Na prática, o voo de gravidade zero vai realizar-se a 29 de Setembro em Beja, na Base Aérea da Força Aérea Portuguesa.

Tal como nas edições anteriores, podem candidatar-se todos os alunos do ensino básico ou secundário do ensino português, entre os 14 e os 18 anos à data do voo, e que frequentem, no máximo, o 11.º ano de escolaridade no corrente ano lectivo.

O sistema de avaliação da competição mantém o formato, simulando o processo de selecção de astronautas, que se divide em quatro fases.

Na primeira fase, os candidatos têm de submeter informações gerais e de contacto e um vídeo de motivação com a duração máxima de 45 segundos. Depois, serão seleccionados 250 candidatos para a segunda fase, que consiste numa prova de memória, velocidade e raciocínio espacial.

Destes, serão seleccionados 100 candidatos que passarão à terceira fase do concurso e terão de realizar uma prova de aptidão física, dos quais 50 serão convocados para uma entrevista. Por fim, serão escolhidos os 30 finalistas.

No entanto, a Agência Espacial Portuguesa destaca que «a participação no voo parabólico só é garantida se, após a realização de um exame médico, o candidato for considerado clinicamente apto para voar».

A terceira edição da competição “Astronauta por um Dia” conta com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, da Câmara Municipal de Beja, da Ciência Viva, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Informações sobre regulamento e candidaturas estão disponíveis aqui.

Ler Mais