Trabalhar quatro dias e descansar três já foi posto em prática

Pode não estar no programa de Governo da Finlândia, mas a ideia de se trabalhar apensas quatro dias por semana não é inédita e até já está esteve em prática no Japão. E com sucesso.

 

Esta segunda-feira (6 de Janeiro), foi noticiado em todos os media internacionais que a nova primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, iria propor uma semana de trabalho de quatro dias e seis horas por dia, mas, de acordo com o site finlandês NewsNowFinland, a medida não consta do programa do Governo nem deverá ser considerada para o horizonte da presente legislatura. A ideia foi de facto referida por Sanna Marin, mas há cinco meses, antes de ter sido eleita, num debate informal do seu partido.

Não obstante, a ideia não é inédita e até já está a ser testada. No passado mês de Agosto, os 2300 colaboradores da Microsoft Japão não trabalharam à sexta-feira, situação que não se reflectiu no salário.

Em comunicado citado pelo The Guardian, no final da experiência, que denominaram Work-Life Choice Challenge Summer, concluiu-se que cada trabalhador produziu mais e mostrava-se mais feliz. Verificou-se também que as reuniões foram mais eficientes (não ultrapassando os 30 minutos).

 

 

Ler Mais