Tendências 2020: Recursos Humanos serão uma das áreas mais dinâmicas
O sector dos Recursos Humanos é um dos mais activos no que toca ao número de processos de recrutamento. Foram várias as movimentações ocorridas entre empresas, departamentos de Recursos Humanos que cresceram e outros que se tornaram mais especializados. Quem o diz é no Guia do Mercado Laboral 2020, da Hays.
Os empregadores estão a adaptar-se a uma nova geração de profissionais que estão constantemente conectados e são ambiciosos, mas que procuram reconhecimento e feedback mais imediatos. Assim, os departamentos de Recursos Humanos foram fundamentais para flexibilizar políticas e adaptar as organizações a novas realidades.
O Guia mostra que 75% dos profissionais de Recursos Humanos não negociaram o pacote salarial, 45% foram aumentados, 46% recusaram ofertas de emprego e 11% foram promovidos, em 2019.
«A área dos Recursos Humanos tem tido um crescimento considerável em funções de responsabilidade e de estratégia. As empresas têm dado mais importância à gestão do seu capital humano, pois necessitam de desenvolver competências e de formar profissionais com melhores skills e expertise», refere Rita Catarino, Senior consultant da Hays Portugal.
Perspectivas para 2020
O contexto altamente competitivo, que se verifica no actual mercado de trabalho leva as empresas a necessitarem de se superar na procura e retenção dos melhores talentos. Nesse sentido, é fundamental procurarem dotar-se de profissionais altamente competentes ao nível do desenvolvimento e implementação de processos e políticas ajustadas de gestão de Recursos Humanos. De igual forma, empresas cuja área de Recursos Humanos teve até agora um foco mais administrativo deverão procurar redefinir a sua estratégia para a vertente de desenvolvimento.
Quanto às funções que irão movimentar o sector este ano são os cargos de director de Recursos Humanos, HR Business partner, Talent acquisition e técnico de Recursos Humanos.
Perfis mais solicitados e os mais difíceis de identificar
Em 2019, houve uma necessidade de investimento e retenção no recrutamento para o sector de Recursos Humanos para perfis de director de Recursos Humanos, Human Resources Business partner e Talent acquisition.
Verificou-se a dificuldade em identificar o perfil de Human Resourceas Development specialist, Employer Branding specialist e técnico de Compensações e Benefícios.
O que mais valorizam e que benefícios desejam?
No que respeita às principais mais-valias na escolha de um trabalho os inquiridos, valorizam a oferta salarial (84%), o bom ambiente de trabalho (80%), localização geográfica (62%), cultura empresarial (59%) e plano de carreira (58%).
Entre os benefícios que mais desejam, encontram-se o seguro de saúde (82%), flexibilidade de horários (77%), possibilidade de trabalhar a partir de casa (69%), dias de férias extra (53%) e formação/certificações (52%).