Estas 20 tendências estão a transformar a Gamification

A gamification não é uma técnica nova, mas tem ganho um grande destaque ao longo dos anos.Esta tendência tem sido usada nos negócios, no recrutamento e na educação. Mas há muitas novidades e desafios a surgir.

 

O DOT Digital Group elaborou uma lista de 20 das ideias que vão transformar o cenário corporativo e influenciar a forma como se gamifica projectos, produtos e sistemas.

 

1. Realidade Virtual e Aumentada
A Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) são meios que incrementam experiências gamificadas tornando-as mais envolventes. Os dispositivos como óculos de imersão serão ainda mais acessíveis em este ano. Além disso, experiências feitas originalmente para RA e RV também podem ser gamificadas.

 

2. Inteligência Artificial
Os tutores virtuais e assistentes robóticos estão em alta, e a Inteligência Artificial encontra na gamification um bom território para prosperar.

 

3. Gamification Adaptativa
Esta tendência consiste em regras de incentivo que se adaptam ao desempenho do usuário e/ou a seu perfil. A mecânica da gamification ajusta-se para ganhar eficiência, chegando até mesmo à personalização.

 

4. Data Analytics
A Gamification gera dados, muitos dados sobre os participantes. O potencial de profiling e outras descobertas com o uso de Data Analytics é imenso para, por exemplo, descobrir hábitos e tendências de consumo.

 

5. Mobile
A tendência do mobile first, que começou por volta de 2010, chega vitoriosa em 2020. Para contar com maior participação uma estratégia de gamification deve ter em conta que os envolvidos podem estar em qualquer lugar com um smartphone na mão.

 

6. Missões e Desafios
A abordagem reactiva em gamification é mais conhecida. Nela os participantes recebem recompensas depois que realizam acções desejadas. A abordagem activa, por sua vez, consiste em lançar desafios elegíveis para os participantes, aumentando tanto seu poder de escolha quanto o desafio para eles.

 

7. Storytelling
Nada prende mais a atenção do que o envolvimento emocional numa boa história. Com o avanço da tecnologia as estratégias de gamification passarão a oferecer mais narrativas interactivas (e a Realidade Virtual e a Aumentada também terão um papel nisso).

 

8. Interacções Sociais
Cada vez mais a gamification faz parte das redes sociais e pede por tácticas de incentivo que fazem seus participantes interagirem. Este ano pense como dinamizar equipas e fazer da gamification um factor integrador para seus clientes ou colaboradores.

 

9. Plataformas de Engagement
Há uma tendência forte na adesão a plataformas com infraestrutura tecnológica e estratégias padronizadas.

 

10. Co-criação
Colaboradores e clientes não querem apenas receber pontos e recompensas, mas expressar opiniões, criar conteúdos e fazer diferença nos rumos das coisas. Co-criar é a palavra-chave, com gamification em que os participantes geram conteúdos

 

11. Segurança de Dados
A lei geral de Protecção de Dados vai trazer mudanças significativas na forma como todas as empresas usam recursos digitais. De olho na Cybersegurança as iniciativas que envolvem gamification e games estão a crescer, inclusive tornando a segurança de dados em uma espécie de eSport.

 

12. Performance no Trabalho
Gamificar para ajudar os colaboradores a manter o foco, atingir metas e serem mais produtivos. Foi nisso que a rede de restaurantes AppleBee’s apostou.

 

13. Saúde
Saúde e bem-estar é uma das aplicações da gamification que mais tem crescido no mundo.

 

14. Desenvolvimento Pessoal
Aplicações que ajudam a parar de procrastinar e atingir os objectivos e fazem disso um jogo empolgante.

 

15. Vendas
Missões, metas, competição, conquista de prêmios, aquisição de conhecimentos e habilidades. Gamificar tem tudo a ver com o processo de vendas. Tanto é que o DOT digital group gamificou a experiência das consultoras Natura.

 

16. Educação
A gamification é uma tendência forte em EdTech há anos e em 2020 vai continuar a ser.

 

17. The Internet of things (IOT)
A tecnologia 5G e a disseminação de interactividade eletrónica terão, nos próximos anos, um profundo impacto principalmente na indústria e na agricultura. E a gamification já faz parte dessa nova fase da Internet.

 

18. Mobilidade
Em 2019 foi lançado o programa Uber Rewards, pela qual essa empresa pretende aumentar sua vantagem sobre os concorrentes. Seguindo o exemplo do Uber o mercado de mobilidade e logística tenderá a apostar na gamification como factor de diferenciação e competitividade.

 

19. Treino Corporativo
O treino corporativo continua a ser um campo fértil para a gamification. O QuestiOn, por exemplo, apresenta-se como uma solução game based para conseguir o engagement dos colaboradores em desafios de conhecimento.

 

20. Marketing Digital
O mundo das pesquisas de mercado e da propaganda ainda tem muito que ganhar com a gamification (especialmente unindo-a com storytelling e realidade aumentada e virtual). As aplicações vão desde desde publicidade para turismo até a realização de pesquisas em marketing.

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