São estas as competências que os directores de Recursos Humanos precisam ter no futuro

Com as mudanças no mundo do trabalho, o papel dos directores de Recursos Humanos nas organizações tem vindo a mudar. Mas quais serão – ou devarão ser – as características dos gestores de pessoas no futuro?   

 

O estudo «The New Corporate HR director – 20 tips and 20 skills», da Meta4 reuniu dicas e competências-chave que são cada vez mais importantes para os ‘novos’ gestores de capital humano e dividiu-as em quatro eixos que devem estar na base dessas competências: Estratégia, Gestão, Competências Pessoais e Comunicação.

No campo da Estratégia, o estudo sublinha que os gestores de Recursos Humanos devem ser capazes de gerir a mudança, detectar tendências emergentes antes de se implementarem, fortalecer os seus conhecimentos de forma contínua, alinhar as suas estratégias com a gestão das empresas e envolver todos os colaboradores.

Em relação à Gestão, o mesmo estudo defende que um gestor de Recursos Humanos deve ter a capacidade de integrar a estratégia local na estratégia global, pensando a empresa como um todo. Além disso, a integração deve ser uma prioridade, com os millennials a entrarem no mercado de trabalho, e a exigir cada vez mais flexibilidade no trabalho, os directores de Recursos Humanos devem estar prontos a implementar um plano que garanta a gestão da diversidade nas empresas. O estudo destaca ainda a necessidade de acompanhar as inovações tecnológicas, e numa era em que os trabalhadores são cada vez mais ‘mobile’, este eixo tornou-se urgente.

No que toca à Comunicação, o estudo da Meta4 revela que o director de Recursos Humanos deve ser uma fonte de informação para toda organização, permitindo que comunicação flua facilmente entre os vários colaboradores. O responsável deve pensar a organização, sobretudo, como uma marca, mantendo um foco de marketing e difundindo os valores da empresa, trabalhando para ser um exemplo.

Quanto às Competências Pessoais o estudo destaca a liderança, um director de Recursos Humanos deve ser capaz de inspirar toda a a organização, e para isso é necessária boa capacidade de comunicação e capacidade de gestão. A persuasão, actualmente, o gestor de Recursos Humanos deve ter a capacidade de influenciar as decisões estratégicas da empresa, e a lealdade e a integridade, que se atingem com um conjunto de outras competências (coerência, responsabilidade, dedicação e liderança).

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