Empresas ajudam colaboradores em tempo de austeridade

Os novos ajustes a anunciar brevemente pelo Governo, e que devem agravar a austeridade junto dos trabalhadores, poderão fazer com que a vida das famílias portuguesas fique ainda mais difícil em 2013. Patrões e sindicatos já alertaram para a dureza das medidas que aí vêm, mas estas parecem inevitáveis.

Perante este contexto, algumas empresas decidiram ir mais além, ajudando os seus funcionários a enfrentar esta difícil situação com um amplo dispositivo que lhes permita fazer face a estas medidas de austeridade. Para isso contam com um dispositivo desenhado e coordenado pela Albenture, fornecedor global de serviços focado na melhoria do ‘employer branding’, que engloba os seguintes serviços:

– Planificação financeira e gestão do orçamento familiar, oferecendo comparativos de produtos de acordo com as necessidades dos trabalhadores e ajudando-os a avaliar gastos e ganhos de forma a restruturar os mesmos e não ter surpresas perante os cortes iminentes.

– Assessoria sobre ajudas, subsídios, pensões e vantagens fiscais que possam levar à redução de gastos, compensando os cortes trazidos pela crise.

-Apoio psicológico gratuito para a gestão da ansiedade e do stress, que derivam da situação de incerteza individual, familiar e colectiva.

– Mediação familiar para resolver os conflitos que possam surgir entre os diferentes membros da família e prevenir males maiores como separações ou divórcios.

– Uma linha de apoio 24 horas por dia, para que os usuários destes serviços possam partilhar as suas preocupações, ansiedades, medos e problemas com um conselheiro profissional que lhe vai ajudar a lidar com a situação e a aliviar a tensão.

De acordo com Regina Cruz, diretora da Albenture em Portugal, “as empresas decidiram passar à acção perante este panorama, oferecendo o nosso plano de apoio para que os trabalhadores possam beneficiar de ajuda neste cenário. A situação actual pode ter repercussões não só na sua saúde, como também no seu rendimento e produtividade dentro das empresas. Estas ajudas, que sempre foram valorizadas pelos colaboradores, têm agora uma importância muito maior, os níveis de utilização por parte dos familiares incluídos no plano Albenture têm vindo a aumentar reflexo da situação complicada que muitas famílias vivem em Portugal.”

Ler Mais