Casa do Impacto tem 500 mil euros para apoiar ideias de negócio

A Casa do Impacto tem 500 mil euros por ano para apoiar ideias de negócio nas fases de pré-seed e seed, que respondam a desafios sociais e ambientais. O fundo filantrópico +Plus vem permitir aos empreendedores, na fase inicial do seu projecto, o acesso ao investimento necessário para darem o primeiro passo e testarem o seu modelo de negócio.

 

Os apoios financeiros ou não financeiros serão concedidos à medida de cada ideia ou projecto e consequente tangibilidade das metas definidas, numa lógica de pay-for-results. «Queremos assumir o verdadeiro significado da “responsabilidade social” e, por acreditarmos nos projectos, queremos acompanhá-los de perto e traçar em conjunto o percurso do negócio numa lógica de corresponsabilização com os empreendedores, assumindo também o risco.» refere Inês Sequeira, directora da Casa do Impacto.

Numa primeira fase, o fundo é apenas dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através da Casa do Impacto, mas no futuro estará aberto a outros investidores e parceiros estratégicos de negócios que nele pretendam investir. «Partimos do princípio de que ainda estamos a construir um novo ecossistema e, por isso, não podemos ser rígidos ao ponto de definir já o futuro.» esclarece Inês Sequeira.

O evento de lançamento do +Plus decorre esta quinta-feira, dia 20 de Fevereiro, às 17h00 na Casa do Impacto e vai contar com a presença do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Eduardo Martinho, Inês Sequeira, directora da Casa do Impacto, António Miguel, Managing partner do MAZE, Filipe Almeida, presidente do Portugal Inovação Social, num painel sobre “Investimento para o impacto – Como é que os desafios 2030 se transformam em oportunidades”. Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social fechará a sessão.

A Casa do Impacto, polo de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, tem como objectivo promover e apoiar negócios que desenvolvam soluções sustentáveis e com impacto positivo na sociedade (com base nos 17 Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU).

As candidaturas ao +Plus decorrem entre 20 de Fevereiro e 30 de Abril, no site da Casa do Impacto.

Ler Mais