É assim que estes centros comerciais vão regressar à actividade

Com a entrada em vigor do Decreto-Lei 20/2020, de 1 de Maio, e em cumprimento das novas medidas decretadas pelo Governo e Direcção Geral de Saúde (DGS), os 14 centros comerciais e retail parks geridos e comercializados pela consultora imobiliária CBRE ajustaram as suas operações em consonância com o levantamento gradual das regras do confinamento.

 

A reabertura e regresso à actividade destes activos está agendada para o dia 1 de Junho e rege-se por um conjunto de medidas, ao abrigo de cinco eixos, medidas de distanciamento social, higiene e segurança, serviços e hospitalidade a visitantes, comunicação, bem como suporte às necessidades dos lojistas.

«O objectivo central destas medidas, que serão adaptadas à realidade de cada um dos activos, é posicionar os centros comerciais como seguros e de confiança, onde vai ser possível viver de uma “nova normalidade”, alinhada pela qualidade da jornada dos seus visitantes, segurança e, consequentemente, pela recuperação de confiança e dos negócios dos lojistas», lê-se em comunicado.

A área de Property Management da CBRE tem sob a sua alçada oito centros comerciais, 8ªAvenida, Alameda Shop & Spot, Alma Shopping, LoureShopping, Nosso Shopping, RioSul Shopping, TorreShopping e UBBO. E seis Retail Parks como Alverca Park, Aveiro Retail Park, Focus Retail Park, Lima Retail Park, Parque Mondego e Santarém Retail Park, totalizando 14 activos sob gestão e comercialização.

«Atenta ao plano de desconfinamento gradual e progressivo delineado pelo Governo, a CBRE actualizará todas as medidas, mediante novas indicações pelas entidades competentes«, garante-se.

 

1. Medidas de distanciamento social
Entre as várias medidas obrigatórias por lei – o uso obrigatório de máscara (ou viseira), distância mínima de dois metros entre as pessoas e a aplicação do ratio legal de ocupação máxima de cinco pessoas por cada 100m2 – os centros vão ainda adoptar outras medidas como o controlo generalizado de lotações, quer sanitárias, quer no encerramento temporário de determinados acessos a cada centro, como o estabelecimento de acessos exclusivos a entradas ou saídas. Em todos os centros será possível saber, em tempo real, a sua lotação pela integração dos sistemas de contagem de footfall.

As praças de restauração terão a anulação de mesas e lugares sentados, o balcão de atendimento passarão a contar com divisórias de protecção e as zonas de descanso e de recreio continuarão temporariamente encerrados. Ao nível da mobilidade nos centros, haverá uma limitação da ocupação dos elevadores a utilizadores prioritários e promoção de estacionamento de veículos alternados nos parques de cada centro.

 

2. Higiene e segurança
Os dispensadores de soluções líquidas de base alcoólica foram triplicados, estando disponíveis a todos os visitantes e clientes. Todos os serviços de limpeza e desinfecção mantém o plano em vigor (limpeza extra em áreas de maior tráfego e áreas de maior ponto de contacto) e o sistema de climatização foi alterado, de forma a minimizar a propagação e qualidade de ar do centro. A nível de prestadores de serviços, passará a ser feito um controlo de temperatura dos mesmos – desde que com o respectivo consentimento.

Nas instalações sanitárias foram instalados sistemas no touch para evitar manipulação directa e os secadores de mãos foram desactivados, tendo como alternativa toalhas descartáveis. Foi ainda encetada a alteração das rotinas e horários de cargas e descargas e de gestão de resíduos, minimizando a aglomeração de mercadoria, resíduos ou pessoas.

Tendo como prioridade garantir a segurança, não só dos seus visitantes, como de lojistas, colaboradores e fornecedores, o centro comercial mantém ainda um contacto muito próximo com as autoridades locais – como até hoje -, cumprindo todos os procedimentos e reforçando o papel do cumprimento de cada um dos cidadãos, enquanto agente activo no combate à propagação do COVID-19.

 

3. Novos serviços e hospitalidade a visitantes
Tendo em conta a realidade e logística de cada activo, os centros sob a gestão da CBRE passarão a contar com pontos de click & collect e os parques de estacionamento passarão a ter fast lanes, faixas dedicadas a entregas de encomendas e compras de uma forma mais célere, apoiando também o comércio digital dos lojistas de cada centro.

A nível de hospitalidade, foram promovidas acções de sensibilização/formação a todos os serviços para encetar um amplo plano de gestão de filas de espera, de expectativas de clientes e sobre a situação actual. Cada um dos centros passará ainda a contar com uma figura que dedica-se exclusivamente ao apoio aos clientes em era COVID-19. Os serviços de segurança foram ainda reforçados em todos os centros geridos e comercializados pela CBRE.

 

4. Comunicação – Campanha #TodosBemSeguros
Inspirada no movimento #VamosFicarTodosBem e através de suportes de comunicação a campanha #TodosBemSeguros irá ilustrar de forma clara todas as normas de segurança, higiene, distância social e capacidade de lotação em cada local de convergência e interacção dos centros. Desde entradas e saídas, ao parking, espaços comuns e até pavimentos, passarão a contar com informação de tom empático e transversal todas as gerações para que cada utilizador tenha o conforto de saber interagir em cada momento da sua jornada.

A nível digital, campanha transversal a todos os centros sob a gestão da CBRE #StayHomeWith vai manter-se activa, mesmo em fase de desconfinamento, com objectivo de dar continuidade à relação e empatia com os seus clientes, comunidades e lojistas ampliada no período de quarentena. Nas redes sociais de cada centro, todas as semanas, são partilhadas sugestões de programação e actividades, sugestão de compras nas lojas de cada centro, bem como são divulgados projectos artísticos emergentes no âmbito cultural, um tecido fortemente impactado pela COVID-19.

 

5. Suporte a lojistas
Por último, mas não a menos importante, a CBRE implementou uma série de medidas de apoio a lojistas, para que estes possam aumentar o engagement com as comunidades de cada centro, bem como minimizar os efeitos dos tempos de espera e consequente quebra nos seus negócios. Para além dos novos serviços apontados no ponto 3, que visam clientes e lojistas numa experiência mais digital e utilitária, serão ainda implementadas a criação de QR Codes em cada entrada de loja, para informação em tempo real da lotação da mesma, e de cartões virtuais de cada centro para pagamentos mais seguros.

A nível digital, a CBRE vai ampliar a estratégia de comunicação segmentada e campanhas de engagement que visam não só o centro, como todos os seus lojistas através de conteúdos e promoções. Está ainda em estudo a criação de eventos e iniciativas via realidade virtual/aumentada e criação de uma plataforma de reservas online para restaurantes e foodcourt.

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