
Número de trabalhadores jovens a pedir subsídio de desemprego disparou em Abril
O número de trabalhadores jovens a recorrer ao subsídio de desemprego disparou em Abril, mês em que o registo de desempregados em centros de emprego de todo o país tocou um máximo de dois anos, com mais de 392 mil inscritos, na sequência da COVID-19. A informação foi avançada pelo Dinheiro Vivo que cita dados da Segurança Social.
Nesse mês, os subsídios de desemprego pagos pela Segurança Social aumentaram, com 197 949 subsídios pagos, mais 17% do que há um ano. E, num momento em que não há ainda dados fechados e descritivos dos grupos mais afectados pelo desemprego, é possível ver que são os jovens aqueles que mais estão a fazer subir o número das prestações pagas a quem perde o emprego e cumpre os requisitos mínimos de descontos efectuados para aceder ao apoio.
As estatísticas de Abril da Segurança Social evidenciam que entre quem tem até 24 anos o aumento no recurso ao subsídio foi de 52%, comparando com o mesmo mês do ano anterior. Já na faixa dos 25 aos 34 anos a subida foi de 33%, e entre os 35 e os 44 anos houve um aumento de 20%. Entre os 45 e os 54 anos, o aumento foi de 17%.
Os dados mostram também que, apesar de ter havido prorrogação automática extraordinária de subsídio de desemprego durante o estado de emergência, caíram os números de subsídio social de desemprego de que se pode socorrer quem está no desemprego de longa duração ou não cumpre períodos mínimos de garantia necessários para o subsídio de desemprego. Em Abril, a Segurança Social só contou 19 128 destas prestações pagas, menos 11,3% que no ano anterior.
Os números contrastam com os indicadores do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério do Trabalho, segundo os quais até Abril foi estendido o subsídio de desemprego a 12 512 pessoas. A medida de prorrogação automática, que também se aplica ao rendimento social de inserção, vai manter-se até ao final de Junho e faz com que quem vê o prazo de atribuição de subsídio expirar o veja automaticamente renovado, sem reavaliação de condições.