Curva do desemprego a descer, novo incentivo à contratação e menos 21 mil empresas em ‘lay-off’

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, revelou que o número de empresas abrangidas pelo mecanismo de lay-off simplificado caiu para 89 mil.

 

Em entrevista à “Antena 1”, nesta quinta-feira, a governante indicou que há menos 21 mil empresas em lay-off. Ana Mendes Godinho contabilizou: das 110 mil empresas que haviam pedido lay-off, «temos 89 mil que pediram prorrogação», o que deixa antever «a retoma da atividade por um lado e também menos trabalhadores abrangidos» pelo mecanismo.

Até aqui, a Segurança Social já desembolsou 580 milhões de euros, adiantou. Embora tenha dito que ainda não é possível apurar quanto é que a medida vai custar ao Estado, confirmou que as despesas extraordinárias serão assumidas através do Orçamento do Estado.

Quanto ao desemprego, a ministra do Trabalho fez notar sinais positivos. Desde Fevereiro, Portugal contabiliza mais 93 mil desempregados, «mas a curva desta evolução neste momento é descendente», sublinhou. «Tivemos 28 mil novos desempregados em Março, 48 mil em Abril e em Maio 16 mil. Há aqui um reflexo da retoma da actividade depois de uma fase em que a economia tinha que estar parada por razões sanitárias», defendeu à “Antena 1”.

Ana Mendes Godinho aproveitou para anunciar um novo incentivo à contratação, de 180 milhões de euros, através do qual o Governo espera abranger 90 mil cidadãos. Para os trabalhadores independentes e informais, indicou que está a ser preparada regulamentação para dar luz-verde a uma medida extraordinária.

Ler Mais