Vai a uma entrevista de emprego? Não se esqueça de (no final) fazer estas perguntas

Uma entrevista de emprego não deve nunca ser unidirecional, ou seja, não serve apenas para que um possível empregador conheça o candidato, mas também para que o candidato conheça melhor a empresa, as pessoas com quem vai trabalhar e o trabalho em si, que o espera caso seja seleccionado.

 

Acontece muito, no final das entrevistas de emprego, o recrutador perguntar se tem perguntas para ele, após ter sido questionado durante todo o tempo da entrevista. Aqui, o ideal é que tenha perguntas para fazer, mostrando assim interesse e preocupação pelo trabalho que poderá vir a desempenhar.

Tendo isto em mente, o site Doutor Finanças reuniu uma lista com perguntas que deve fazer no final de uma entrevista.

 

1. Poderia descrever um dia típico na empresa para alguém com a função à qual me estou a candidatar? Em que consiste o trabalho no dia-a-dia?
Apesar de, em princípio, já ter algum conhecimento sobre a natureza do trabalho a que se candidata, convém sempre questionar acerca de aspectos mais específicos. Afinal, cada empresa tem a sua forma de trabalhar e a sua própria cultura laboral.

Esta questão fá-lo-à parecer genuinamente interessado não só no trabalho, mas em perceber se é o candidato ideal para a empresa e se se dará bem naquele trabalho.

2. Quais as qualidades/características que procuram no candidato para este trabalho?
Esta questão vem reforçar a anterior e mostrar que realmente possui a capacidade de analisar se estará – ou não – à altura da posição em questão. Não são (ou não devem ser) apenas as empresas e os recrutadores a avaliar se os candidatos são compatíveis com as vagas de trabalho para os quais são entrevistados; os próprios candidatos deverão fazer esse trabalho de casa após uma entrevista, pelo que é importantíssimo que questione a empresa acerca de tudo aquilo que se lembrar e que achar que poderá vir a ser relevante.

Quais são os maiores desafios que a empresa enfrenta neste momento?
Por outras palavras: como é que você, o candidato, poderá vir a fazer a diferença e ajudar a empresa a fazer frente aos seus desafios?

3. Quais são os próximos passos do processo de recrutamento?
Poderá instintivamente pensar que deverá evitar pressionar o recrutador no que diz respeito a perguntas relacionadas com o processo de recrutamento, pois todos os candidatos querem saber quando ouvirão notícias e feedback à sua entrevista, mas saiba que é uma pergunta legítima e faz sentido colocá-la.

De qualquer modo, parece sempre melhor colocar esta questão e mostrar-se interessado e até entusiasmado com os próximos passos, do que sair da entrevista sem se mostrar interessado no que virá a seguir.

4. Qual considera ser a melhor coisa em trabalhar nesta empresa?
É sempre uma boa forma de avaliar o ambiente da empresa, descobrindo se a pessoa que o está a entrevistar é feliz na empresa e no quão descontraidamente responde a esta questão. Enquanto alguém responde a esta pergunta é fácil ver através do seu tom de voz e da sua linguagem corporal se estão a ser sinceros ou não.

Ler Mais