Descubra como lidar com a raiva no ambiente profissional

Somos seres humanos passíveis de experimentar emoções com diferentes níveis de intensidade em qualquer ambiente ou situação, inclusive no trabalho. Porém, existe uma ideia completamente errada de que excelentes profissionais suprimem os seus sentimentos em prol da produtividade e da construção de ambientes harmoniosos.

Como refere o especialista em coaching Allan Lopes no site catho.com, esta ideia surgiu de uma distorção do conceito de inteligência emocional que invadiu as empresas na década de 1990. Gestores e profissionais não estudavam a fundo o conceito e entendiam que ser emocionalmente inteligente era ser capaz de abafar ou alterar emoções vistas como negativas (raiva, medo, tristeza, ansiedade, preocupação, etc.) para que os objectivos da empresa fossem alcançados.

Isto não correu bem. Os ambientes profissionais tornaram-se ainda mais stressantes nos últimos anos favorecendo o aparecimento de emoções complexas. Sem uma estratégia adequada para dar lidar e processar efectivamente estas emoções, muitos colaboradores pagaram o preço com a sua saúde. Nas últimas décadas, elevou-se o número de profissionais afastados por transtornos mentais, mesmo com a maior difusão de informações e métodos de tratamento.

Emoções e trabalho ainda é um tabu que é preciso desmistificar. Afinal, é comum um profissional com crise de pânico ser mal visto pela sua liderança e interpretado como um colaborador fraco. Isto, também, pode ser notado no baixo índice de profissionais que procuram processos terapêuticos para desenvolver a sua inteligência emocional.

Infelizmente, no trabalho, muitos profissionais acham que fazer coaching é “cool” e fazer terapia é sinal de maluquice. Sendo que cada metodologia tem uma proposta completamente diferente e não são estruturas de desenvolvimento padrão (avalie o seu cenário com um profissional para entender qual é mais adequado no seu caso).

A raiva é um sentimento ainda muito pouco explorado. É quase proibido você sentir e explorar a sua raiva no ambiente de trabalho. Tirando algumas poucas áreas de negócio e modelos de empresa mais agressivas, em qualquer outro ambiente, sentir raiva pode ser interpretado como falta de preparação.

Mas lembre-se: você é um ser humano e sentirá raiva. Ir contra a sua natureza não é saudável e a sua mente vai acabar por cobrar o preço.

Alguns passos para lidar da maneira adequada com a raiva 

Passo 1 – Reconhecer a raiva e aceitar
O primeiro passo é identificar os momentos em que tem raiva. Ter consciência disso pode ser difícil, mas os outros percebem com facilidade. Portanto, peça a um colega de trabalho para avisar de cada vez que você se exaltar ou demonstrar comportamentos de raiva.

Assim, poderá entender melhor em que situações ou com que pessoas sente raiva. Geralmente são situações nas quais se sente frustrado por não atingir um objectivo ou por ser atacado de maneira injusta.

Passo 2 – Identificar a motivo que leva à raiva
Ao identificar os momentos nos quais a raiva aparece, é necessário dar um passo maior rumo à consciência. O que o faz sentir raiva? É uma situação, um ambiente ou uma pessoa específica? Você sente-se irritado porque percebe que as pessoas fazem coisas erradas, por não o ouvirem ou por não lhe darem atenção? A sua raiva surge apenas num ambiente de pressão ou quando está frente a um colaborador mentiroso e desonesto?

Entenda qual é o gatilho que dispara a sua raiva. Às vezes esse gatilho não tem nenhum fundamento, pois desejamos que as pessoas tenham atitudes que nós teríamos (e essa é uma expectativa muito distorcida, pois todas as pessoas são diferentes e ninguém tem o mesmo comportamento). O importante é entender a origem do sentimento!

Passo 3 – Permita-se sentir a raiva com naturalidade
Após o entendimento das situações que geram raiva, naturalmente, a emoção já diminui de intensidade. Em alguns casos, ela desaparece perante aquela situação específica. Porém, se mesmo tendo consciência desde sentimento, ela se mantiver e com alta intensidade, tudo bem. Lembre-se que sentir raiva é ser humano e isso é saudável. Não sinta que é um problema grave e que precisa de atenção.

Ter em mente que apresentar emoções é natural fará com que processe esse momento da forma adequada, dissipando-a com o tempo. Enquanto actuar contra as suas emoções, achando que é errado sentir raiva, mais ela tende a ficar presa dentro de si e a consumi-lo. As emoções são mensagens da mente para nos alertar sobre algo. Se ignorarmos esses recados, a mente enviará mensagens cada vez com mais força.

Passo 4 – Defina formas de dar vazão à raiva
Ter uma válvula de escape para a raiva é super saudável. Aplique a sua raiva em situações socialmente aceitas como actividades físicas (musculação, artes marciais, corrida, etc.) ou actividades artísticas (teatro, pintura, música, etc.). Ter actividades destas duas vezes por semana já é suficiente para conseguir dissipar parte da raiva sentida no ambiente de trabalho.

Utilizar a raiva no trabalho também não é errado! O problema é que devemos estar ciente dos riscos, como ser interpretado como alguém descontrolado ou impulsivo (lembre-se que muitos líderes não conhecem o real significado de inteligência emocional). No entanto, situações emergentes ou de crise são óptimas oportunidades para utilizar a sua raiva com eficiência. A sua mensagem será interpretada com muito mais energia e preocupação.

 

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