
Está de volta ao teletrabalho? Estes sete passos vão ajudá-lo a ser bem-sucedido
Com as novas regras que tornam o teletrabalho obrigatório são muitos os colaboradores que vão voltar a trabalhar a a partir de casa.
Se é uma dessas pessoas siga as dicas que o site Doutor Finanças partilhou para ser bem-sucedido.
1. Escolher um local de trabalho sem ruído
Provavelmente o escritório da empresa pode ser por norma algo barulhento, com a azáfama de pessoas a entrar e a sair, e das conversas constantes. Mas trabalhar num sítio sem ruído só traz benefícios, pois é mais fácil concentrar-se.
Nem sempre é fácil conseguir isto dentro de casa, se vivermos com mais pessoas. Assim, um dos primeiros passos a tomar é verificar qual a divisão ou parte da casa mais propícia a poder ter silêncio. Deve também escolher uma área longe de distracções que podem causar ruído, como televisões e rádios ligados.
2. Secretária limpa, cadeira confortável
É imperativo começar a trabalhar a partir de casa tendo a sua secretária de trabalho organizada. Para isso, é fundamental que esteja limpa. Limpe-a antes de começar, arrume o que não precisa, retire da vista e do alcance tudo o que são acessórios. Vai ver que estes acessórios só vão contribuir para uma posterior desarrumação quando chegarem os momentos de maior azáfama.
A escolha da cadeira também não é para desconsiderar. Deve sentar-se numa cadeira confortável, ou mais precisamente, ergonómica.
Se tiver aversão a estar a maior parte do tempo sentado, ou vontade de experimentar modos de operar novos e mais saudáveis, experimente trabalhar, parcialmente ou a tempo inteiro, de pé. Construa uma secretária para trabalhar de pé, desde que não tenha problemas de saúde que o impeçam de trabalhar em pé.
3. Ter material (PC e Wi-fi são imprescindíveis)
A maioria do trabalho a partir de casa está directamente relacionado com as tecnologias. Mesmo que a sua actividade não requeira necessariamente estar em frente a um computador, vai querer ter um para enviar emails, tirar dicas da internet, anotar ideias, pesquisar.
Antes de se precipitar a comprar um computador informe-se se a sua entidade patronal tem intenções de lhe disponibilizar um. A realidade é que neste momento muitas empresas estão a fornecer computadores aos seus trabalhadores para poderem trabalhar a partir de casa.
Certifique-se também que o computador fornecido dispõe de todas as condições para trabalhar, incluindo ter instalado o software apropriado à sua atividade profissional. Depois, verifique o seu acesso a uma rede wi-fi segura e estável. Por fim, deve ter um telefone de trabalho para receber e efectuar chamadas.
4. Estabelecer uma agenda de trabalho
Um dos principais perigos para a produtividade do trabalhador quando se encontra a trabalhar a partir de casa é deixar-se levar por distracções, e adiar tarefas. O primeiro passo para combater isso é estabelecer desde o primeiro momento uma agenda de trabalho. Essa agenda deverá incluir horários e tarefas a realizar nas várias alturas do dia. Estabeleça também timings adequados para não deixar tudo para a última da hora.
Sugestão: Ao iniciar a semana, porque não pegar na sua agenda e colocar no papel o seu plano semanal? Escreva os seus objectivos e estabeleça prazos consigo mesmo.
5.Eliminar distrações
Por muito que o faça sentir bem estar na sua zona de conforto, é importante livrar-se de distrações que vão acabar por afectar o seu desempenho enquanto trabalha a partir de casa.
Desligue as notificações que possa receber no telemóvel que não estejam relacionados com trabalho. Estamos a falar dos grupos de WhatsApp com amigos, do Messenger, do Facebook, da rádio ou da televisão ligadas em fundo enquanto trabalha.
Tudo isto somado pode causar graves interrupções no nosso trabalho. Faça o esforço de estabelecer ao longo do dia pequenas pausas de trabalho, as quais usará para conferir essas notificações.
6. Tomar o pequeno-almoço
Tal como adquiriu o hábito de se alimentar convenientemente todas as manhãs antes de sair de casa para se deslocar para o emprego, faça-o quando trabalha a partir de casa. A primeira regra fundamental a fazer entre o momento em que acorda e começa a trabalhar a partir de casa é tomar o pequeno-almoço. É totalmente diferente a disponibilidade mental e física se estiver a trabalhar depois de se ter alimentado corretamente.
7. Tenha cuidado com a apresentação física
Uma das vicissitudes do trabalho remoto é que vai acabar por ter que realizar vídeo conferências com colegas, com a entidade patronal e em alguns casos até mesmo com clientes.
Tal como é fundamental estar atento aos horários em que tais eventos sucedem, é imperativo estar preparado para os receber. Em alguns casos poderá tratar-se de algo urgente, e se de um momento para o outro necessita de fazer ou receber uma videochamada, é importante que esteja não só disponível como fisicamente apresentável.