Rock in Rio lança Movimento Cria-Te. «Queremos inspirar as pessoas a descobrirem o que as move», explica Agatha Arêas

Com o objectivo de estimular as pessoas a criarem a sua própria história e a transformar o futuro, a Galp e o Rock in Rio lançam o Movimento Cria-Te (MovimentoCriaTe.pt), um projecto inspiracional que utiliza a energia mobilizadora da música e do entretenimento para promover o conhecimento.

 

Por Sandra M. Pinto

 

Combinando Inovação, Educação e Música, o Movimento Cria-Te vai disponibilizar ferramentas a crianças e jovens para que estes possam desenvolver conhecimentos sobre si próprios, a relação com os outros e a forma como as suas acções impactam o mundo. Para perceber melhor a missão e os objectivos do movimento falámos com Agatha Arêas, vice-presidente de learning experience do Rock in Rio e porta-voz do movimento.

 

O que é o projecto CriaTe?
É uma iniciativa que une educação e entretenimento, a fim de despertar a capacidade criadora que existe em cada um de nós. Capacidade de criar a nossa própria história, de criar soluções, de criar realidades. Queremos inspirar as pessoas a descobrirem o que as move e partilhar com elas ferramentas para que possam criar e recriar suas histórias.

 

Como surgiu a ideia de dar vida ao CriaTe?
Da vontade de tirar as pessoas de uma espécie de paralisia acerca da própria vida. Pelos mais variados motivos, a maioria das pessoas nem sequer acredita que pode sonhar. Muito menos dá o primeiro passo rumo a realização dos seus sonhos. No Rock in Rio somos regidos pela cultura de “sonhar e fazer acontecer.” A Galp acredita na força da energia transformadora. Quisemos então usar a nossa parceria e afinidade de propósitos para criar um movimento de acção criadora na sociedade. Queremos mostrar às pessoas que elas podem e devem assumir a autoria e a realização da própria história.

 

De que forma se envolvem a GALP e o Rock In Rio no CriaTe?
Este é um projecto conjunto entre a GALP – patrocinador principal do festival – e do Rock in Rio. A energia junta-se à música para oferecer ferramentas para cada um de nós “criar” o nosso amanhã. É graças a esta união que é possível a doação dos computadores e equipamentos, a criação da plataforma de micro learning e, ainda, o envolvimento de artistas portugueses neste projecto em que cada história conta. Estes vão ser “agentes” de difusão de testemunhos inspiradores ao partilharem as suas histórias e ao convidarem o público a fazê-lo.

 

Qual a sua missão e filosofia?
Inspirar pessoas de todas as idades – e levá-las a refletir – e agir – sobre o que é que podemos fazer hoje para criar o nosso amanhã. No CriaTe, inspiração, educação e música juntam-se para provocar os indivíduos a terem um papel activo na construção da sua própria vida.

 

A que questões vem ele dar resposta?
A principal questão a que este projecto vem dar resposta ou, por outro lado, fazer com que cada um de nós procure a resposta é “O que fiz hoje para criar o amanhã que desejo?”.
E é para que cada um de nós encontre essa resposta que a GALP e o Rock in Rio vão oferecer 110 computadores, num total de 1256 equipamentos distribuídos pela GALP, aos principais “responsáveis” pelo nosso futuro – as crianças – e disponibilizar uma plataforma de micro learning através da qual podemos desenvolver, exercitar e aprimorar nossas competências em três territórios principais: EU – conhecer-nos a nós mesmos; NÓS – como nos relacionamos com os outros; MUNDO – o lugar de cada um de nós na sociedade.

 

Como vai funcionar o projecto e onde se inclui a plataforma de micro learning?
A plataforma de micro learning está disponível a partir de hoje no site oficial do projecto (movimentocriate.pt). Trata-se de uma ferramenta que irá proporcionar uma experiência de aprendizagem interativa, potenciando as capacidades de cada um. É aqui que jovens e adultos poderão desenvolver suas competências a partir do exercício de 28 jornadas que passam por temas como a criatividade, gestão de tempo, resiliência, foco, empatia e muito mais. No site oficial do projecto estarão ainda disponíveis minidocumentários, os “Gestos que Criam”, em que três personalidades vão partilhar as histórias de como criaram as realidades que desejavam viver.

 

O que são e quem são os criadores da esperança?
Os criadores de esperança são, no fundo, os principais “responsáveis” pelo dia de amanhã. São as crianças, os “agentes do amanhã”, que, por terem recursos mais escassos, não têm acesso a ferramentas informáticas que lhes permitam aceder a plataformas educacionais. A GALP e o Rock in Rio vão, assim, dar-lhes essas ferramentas e, a partir dai, são estes os agentes que vão procurar desenvolver os seus conhecimentos, enquanto partilham as suas histórias inspiradoras, que ficarão registadas em vídeos documentais.

 

Numa fase como a que vivemos é importante transformar o futuro?
Mais do que nunca é importante acreditar que somos capazes de construir o futuro que desejamos. É vital que nos mantenhamos optimistas, mas que não fiquemos apenas “a aguardar” com optimismo. Precisamos partir para a acção, movidos pela nossa própria energia realizadora, criando oportunidades para fazermos acontecer a história que queremos contar.

 

Motivar pelo exemplo é cada vez mais importante e diferenciador?
Sem dúvida. Histórias reais que nos dão a inspiração necessária para perceber que, se com criatividade, resiliência, foco, empatia e outras ferramentas alguém conseguiu construir o futuro que ambiciona, porque não o conseguirei eu?

 

Quais são os artistas que vão participar e como se vai processar a criação da música?
Tim (vocalista dos Xutos & Pontapés), Carolina Deslandes, Bárbara Tinoco, Agir e Héber Marques (vocalista dos HMB) – em conjunto com Zé Ricardo, músico e director Artístico de alguns dos palcos mais emblemáticos do Rock in Rio – vão protagonizar a criação colectiva da música-tema do projecto, baseada em histórias partilhadas pelo público nas redes sociais. Com base nessas histórias, partilhadas em forma de pensamentos, frases, fotografias, vídeos e muito mais, vão construir a letra da música. A fase final desse processo colaborativo vai poder ser acompanhado pelos fãs, ao vivo, no dia 26 de Novembro, momento em que os artistas se juntarão em estúdio para revelar a letra da música inspirada nessas histórias e criar, in loco, a melodia do tema.

 

Será este um projeto para continuar no futuro?
Este é um projecto atemporal. Terá sempre espaço na vida das pessoas. Estamos sempre a criar e a recriar os nossos caminhos. A aprendizagem contínua faz parte da jornada de quem almeja evoluir pessoal e profissionalmente. Para já, sabemos que o CriaTe terá pelo menos mais dois desdobramentos além das acções já citadas: no Rock in Rio Innovation Week 2021, onde o CriaTe dará nome ao palco que receberá artistas, personalidades e especialistas para discutirem a temática do projecto; e na próxima edição do Rock in Rio Lisboa, quando os artistas que compuseram a música-tema do projecto subirão ao palco Galp Music Valley para, num momento inédito, a cantarem juntamente com o público do festival.

Ler Mais