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Dicas (quase) infalíveis para atrair recrutadores no LinkedIn e encontrar emprego
Hoje em dia é quase obrigatório ter um perfil no LinkedIn, esteja a trabalhar ou à procura de emprego. Só em Portugal, o número de utilizadores do LinkedIn situa-se nos 1,4 milhões, segundo os dados mais recentes disponibilizados pela própria rede, o que prova que os meios online estão a revelar-se fortes aliados na procura de emprego.
Assim, e apesar de em Portugal a forma tradicional de oferecer emprego ainda ser muito forte, cada vez se percebe que mais profissionais de recursos humanos começam a interiorizar estas novas formas de recrutamento e a tirar o melhor proveito delas. Segundo dados recentes, há 15 mil empresas em Portugal a utilizarem o LinkedIn como meio de recrutamento, de onde se destacam as empresas tecnológicas.
No entanto, não basta abrir uma conta na rede, é necessário saber aproveitar o que de melhor a ferramenta pode oferecer para conseguir tirar proveito dela. Ao mesmo tempo que lhe pode abrir as perspetivas, o LinkedIn também pode condená-las se não tiver um perfil adequado na rede, ou seja, compatível com a imagem que quer transmitir para o mercado de trabalho.
Tendo isto em mente, o site pme.pt partilhou dicas atrair recrutadores ao seu perfil do LinkedIn.
1. Desenvolva uma estratégia de palavras-chave
No seu currículo online deve deixar claro quais são as suas habilitações e experiências profissionais. Se optimizar as palavras-chave, terá maiores probabilidades de aparecer nos primeiros lugares das pesquisas dos recrutadores que procuram uma habilidade específica. E se SEO (Search Engine Optimization) não é sua especialidade, não há problema, apenas terá de aprender a escolher as palavras que o definem como profissional.
Assim, faça uma pequena lista dos termos associados às suas habilitações, experiência e conhecimentos. Se não sabe por onde começar ponha-se no lugar do recrutador e imagine que palavras usaria para se descobrir a si próprio no meio do LinkedIn. Depois de concluída essa lista de palavras, refaça-a a partir da perspetiva de um recrutador que procura um candidato.
Por exemplo, pode ter o termo “produção de conteúdos” no seu perfil e o recrutador procurar por “redactor de conteúdos” ou pode ter “marketing digital” no seu perfil e ser provável que um recrutador procure o termo “web marketing” ou “marketeer”. Sinónimos também são importantes, porque nunca sabe se os recrutadores vão escolher “digital”, “online” ou “web”, correto? O melhor é estar em todas as categorias onde sabe que se insere. Por fim, deve incorporar organicamente essas palavras-chave, para atrair tanto o motor de busca como os leitores do seu perfil.
2. Coloque uma (boa) fotografia
Seleccione a fotografia correcta para o seu perfil. Para quem está a recrutar é importante associar a cara a um nome. De preferência, essa foto deverá ser de rosto e com um ar profissional como se estivesse no local de trabalho. Se não colocar uma foto pode passar a ideia de que está a esconder algo e, além disso, estudos recentes revelam que a probabilidade de os recrutadores verem o seu perfil é sete vezes maior, se tiver uma foto. Não arrisque.
3. Use uma URL personalizada
Deve solicitar a sua URL personalizada no perfil de LinkedIn, ou seja, o caminho que vai dar directamente à sua página. Use o seu nome nessa URL: O nome e apelido juntos, como uma só palavra. Por exemplo “sarasoares” ou “filipegomes”. Pode ainda acrescentar um termo-chave relevante ao seu URL, por exemplo “dianacastanheiradesigner” ou “anasilvaformadora”. Se o fizer aumenta a probabilidade de aparecer no topo das pesquisas quando alguém pesquisa por si no Google e isso facilita o processo de recrutamento e visibilidade das suas informações a outros responsáveis de contratação.
4. Tenha o seu perfil visível para todos
Convém ter o seu perfil de LinkedIn público, ou seja, visível para todos. Certifique-se disso na opção “configurações”, posicionando o cursor sobre o nome, à direita no topo da página inicial.
5. Informe seus contatos de que está à procura de trabalho
Apoie-se na sua rede de contactos, comunicando que está à procura de um novo desafio. Faça-o por meio de atualizações de status periódicas, enviando recados para antigos colegas de trabalho e chefes em quem confia, com mensagens personalizadas, avisando-os sobre quais os tipos de cargos que lhe interessam.
6. Peça recomendações
Não seja tímido. Peça recomendações aos seus contactos como antigos colegas de trabalho, antigos colegas de universidade, antigos patrões, antigosprofessores. As recomendações valorizam o seu perfil porque são boas referências e dão uma perspectiva positiva e de confiança junto dos recrutadores que conseguem perceber como impressionou as pessoas no seu passado profissional.
7. Tenha o seu currículo actualizado
Mantenha o seu currículo actualizado mas não coloque apenas as experiências de trabalho mais recentes ou mais chamativas. Nunca se sabe que características profissionais são valorizadas por uma empresa que está a fazer recrutamento, por isso é melhor pecar por excesso do que por omissão.
8. Explore as ferramentas do LinkedIn
O LinkedIn tem várias ferramentas que poderão ajudar a tornar mais eficaz a sua procura por um novo emprego, nomeadamente:
- Área de “empregos” – para procurar vagas na função que lhe interessa.
- Pesquisa de empregos avançada – para restringir e afinar os resultados.
- Alertas – para receber alertas através do seu email de novos anúncios de vagas que correspondam aos seus interesses.
9. Faça conexões estratégicas
Quanto mais conexões tiver no LinkedIn, melhor. Mais provável é aparecer nos resultados de pesquisa dos recrutadores. Para começar deve identificar estrategicamente as pessoas com as quais gostaria de estar ligado e abordá-las com um pedido de conexão personalizado. Depois, deve aceitar, sempre que possível, pedidos de conexão, mesmo que de pessoas que acredita que não o vão ajudar na procura de emprego. E por fim, ligando-se também a perfis de empresas e grupos.
10. Partilhe informações com as suas conexões
O LinkedIn é uma rede social, sim, mas muito diferente do Facebook. A ideia não é publicar fotografias na praia de fato de banho, o objectivo desta rede é estabelecer relacionamentos profissionais. Por isso cuidado com as actualizações que faz no seu perfil. Elas devem ser relevantes e relacionadas com a sua profissão ou com o sector onde trabalha.
11. Indique empregos
Se encontrar uma vaga que possa interessar a um colega, familiar ou amigo, indique-a sem demoras. Em primeiro lugar, é importante manter a rede de contatos a funcionar e em segundo lugar, a pessoa a quem indicou um emprego terá a amabilidade de fazer o mesmo quando encontrar uma vaga adequada ao seu perfil.
12. Adira a grupos
Na página “diretório de grupos” tem disponíveis grupos de discussão divididos por temas. Pode aproveitar para participar em alguns e expandir a sua rede e ao mesmo tempo mantem-se actualizado sobre a sua área profissional.
13. Siga as empresas e os especialistas do setor
No LinkedIn tem a possibilidade de seguir as empresas que são uma referência para si e para os especialistas da sua profissão na secção “empresas”. Desta forma consegue manter-se sempre actualizado sobre as novidades, vagas de trabalho, promoções e ideias dos mentores da sua área de actividade, entre outras matérias. Além disso, se tem a ambição de trabalhar numa empresa específica, é importante começar a segui-la o mais cedo possível e ficar atento às oportunidades oferecidas.
14. Esteja aberto a oportunidades
Para estar aberto a oportunidades deve, dentro do menu “configurações”, escolher a opção “preferências de email” e seleccionar os tipos de mensagem que gostaria de receber, certificando-se que indicou que está interessado em “oportunidades de carreira” em “consultas de emprego” e que gostaria de receber apresentações, InMail e mensagens da rede OpenLink de outros membros do LinkedIn, de forma que eles possam entrar em contacto consigo sobre potenciais oportunidades. O seu email e número de telefone estão disponíveis apenas para os seus contactos.
15. Descubra eventos onde pode ir
Depois de estar ligado a algumas pessoas, grupos e empresas é possível que surjam convites para eventos onde também possa ir e onde poderá encontrar pessoas capazes de, no futuro, o ajudar profissionalmente.
16. Mantenha-se ativo
Verifique se está conectado a pelo menos 50 pessoas conhecidas e de confiança e não tenha um perfil no LinkedIn apenas por ter. Não basta visitá-lo uma vez por semana para responder a mensagens ou pedidos de conexão. Aproveite o que a rede tem para lhe dar e relacione-se com recrutadores e responsáveis pelas contratações na sua área de actuação, para que seja facilmente lembrado quando surgir uma oportunidade.