
Três dicas para tirar o melhor partido da tecnologia para proteger a saúde dos colaboradores
O panorama actual da pandemia COVID-19 trouxe um modelo de trabalho híbrido, com o teletrabalho a ganhar cada vez mais relevância. Para além disso, as empresas estão também a prestar especial atenção à implementação de medidas que permitam a monitorização em tempo real do estado de saúde das suas equipas, como sensores de temperatura e de ocupação, câmaras térmicas e outros dispositivos.
Assim, a Talentia Software, fornecedor especializado em soluções de software para gestão de Rendimento Financeiro e Capital Humano, aconselha a que as equipas de Recursos Humanos (RH) tirem ainda mais partido da tecnologia para proteger a saúde da sua força de trabalho, através de um software de gestão de RH que elimine as barreiras da presença física sem comprometer o cumprimento dos objectivos.
A empresa deixa algumas dicas sobre como o podem fazer da melhor forma:
1. Utilizar o software de gestão de RH como arma estratégica
Com um software de gestão de RH apropriado, é possível zelar pela saúde da força de trabalho e também garantir a sua melhor produtividade. Estas ferramentas permitem saber se os colaboradores estão a desempenhar a função mais adequada e que competências devem desenvolver para valorizar o seu talento, optimizando assim o desempenho das equipas. Este é o momento certo para desenvolver exponencialmente o talento interno, através de planos de formação.
2. Single Source num momento sensível
As empresas precisam de informações fiáveis e em tempo real sobre tudo o que acontece com a força de trabalho, os status da rotação de equipas em teletrabalho, as licenças temporárias, as ausências por motivo de doença ou confinamento preventivo e a ocupação das instalações, entre outros. Contar com uma única fonte de dados onde conste toda a informação, a chamada “Single Source of Truth”, facilita a tomada de decisões e a implementação de medidas em caso de possíveis contágios.
3. Avaliar o impacto da COVID-19 através do software de gestão de RH
A gestão das faltas assume uma importância renovada neste novo normal. Para além de acompanhar as férias, é imprescindível agora acompanhar as baixas por contágio de COVID-19. Contar com uma ferramenta que ofereça visibilidade completa e em tempo real sobre o estado das equipas é fundamental para uma boa gestão das mesmas, tarefa dificultada quando gerida a partir de diferentes locais.