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Três dicas (simples) para evitar o burnout em teletrabalho
Devido à COVID-19, muitas pessoas continuam em teletrabalho. De acordo com especialistas, a relação entre Síndrome de burnout e teletrabalho é uma realidade cada vez mais evidente.
Ao longo dos últimos meses, muitos foram os profissionais a manifestar sintomas de exaustão e, consequentemente, uma quebra significativa de produtividade.
O site Ekonomista partilhou algumas dicas para ajudar gerir melhor esta condição laboral, de modo a manter o equilíbrio.
1. Manter as rotinas
Estabeleça limites enquanto trabalha a distância. A curto prazo, o facto de não ter de levantar-se cedo para apanhar transportes públicos ou poder andar todo o dia de pijama podem ser mudanças bem-vindas, mas não faça delas um hábito.
Vista-se, pelo menos, um dia por semana, como se fosse para o escritório, e substitua as suas deslocações para o trabalho por um passeio a pé pelo parque, por exemplo.
2. Cumprir os horários tanto quanto possível
É fundamental para o bem-estar e o empenho no trabalho. No entanto, depende da capacidade de coordenar o tempo de uns com os outros. Isto exige que os líderes ajudem os colaboradores a estruturar, coordenar e gerir o ritmo de trabalho, o que pode implicar a realização regular de reuniões virtuais para manter uma sensação de normalidade.
3. Focar-se no mais importante
Este não é o momento para acumular mais trabalho. Deve dedicar a sua energia a questões prioritários, ou seja, fazer o que realmente importa e não se dispersar ou acrescentar mais tarefas. Dados da “Harvard Business Review” mostram que o trabalhador só é realmente produtivo três horas por dia.