
Quer ter uma boa relação com o seu chefe? Estas dicas vão ajudar
Bons chefes podem ajudar, e muito, durante uma carreira. Podem dar dicas de como crescer na empresa ou ajudar nas tarefas do dia-a-dia. No entanto, quando essa relação entra em desacordo, principalmente por motivos que extrapolam o profissional, é normal sentir-se ameaçado pela posição do supervisor. A Forbes partilhou dicas para se dar bem com o seu chefe.
1. Faça o seu trabalho e faça-o bem
Pode parecer óbvio, mas muitos colaboradores não conseguem fazer as suas tarefas básicas com eficiência. Se se esforçar para fazer bem as tarefas básicas, o seu chefe vai ficar impressionado. Bons colaboradores, que fazem um trabalho consistente, eficiente e profissional, são fáceis de gerir e permitem que os seus supervisores se foquem nas suas próprias tarefas diárias.
2. Conheça o seu chefe
Ao começar um novo trabalho, uma das primeiras coisas que deve fazer é perguntar ao seu chefe como é que ele prefere comunicar. Pergunte, também, o quão detalhados devem ser os updates do seu trabalho. Uma boa comunicação é o primeiro passo para conhecer melhor o seu chefe.
3. Dê suporte aos objectivos profissionais do seu chefe
Como qualquer pessoa, um chefe também tem objectivos profissionais que estão sempre em jogo. Descubra quais são e como pode ajudá-lo a atingi-los.
4. Seja leal
Seja sempre um colaborador dedicado e honesto. Nunca fale mal do seu chefe com os colegas do escritório e tente não incomodá-lo com os seus problemas. Se existir alguma complicação, converse com sinceridade com o seu chefe.
5. Faça das prioridades do seu chefe as suas próprias
Se o chefe tem uma prioridade, a situação torna-se automaticamente prioridade dos subordinados. Ficar em contacto constante com o chefe é a chave para sincronizar os objectivos dele com os seus.
6. Tenha iniciativa
Voluntariar-se para novos projectos pode ser uma boa maneira de chamar a atenção do chefe. Mas cuidado para não ficar sobrecarregado. Tenha a certeza de que há tempo e energia suficientes para ajudar o seu chefe noutros projectos que não estejam ligados directamente ao trabalho do dia-a-dia.
7. Procure soluções por conta própria
Não dependa do seu chefe para tudo. Quando um problema surgir, é interessante analisar a situação antes de levá-la às instâncias superiores. Quando precisar de resolver a situação de outra maneira, tente não ser muito pessimista, ninguém gosta de uma pessoa negativa.