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Como ser mais competente no trabalho? Siga estas dicas (simples mas muitas vezes esquecidas)
Uma pessoa competente é aquela que tem conhecimentos, capacidades e atitudes compatíveis com o cargo que ocupa e é capaz de colocá-las em prática sempre que necessário. Se quer ser um profissional competente, siga as dicas do site pme.pt.
1. Tenha atitude
Um profissional competente tem um elevado espírito de iniciativa, é dinâmico e procura atingir os seus objectivos com dedicação.
2. Aprenda sempre
Um profissional competente está sempre a aprender. E no seu processo de aprendizagem, verifica os dados disponíveis, separa os verdadeiros dos falsos, os importantes dos irrelevantes e chega assim a conclusões que se podem pôr em prática. Além disso, a pessoa competente memoriza e sabe, assim que seja necessário, para que serve a informação que decorou, como e quando usá-la.
3. Pratique
Um profissional competente aplica o que aprende, ou seja, procura executar na prática o que sabe na teoria. A capacidade e a destreza devem ser desenvolvidas para acompanharem a velocidade da época em que vivemos. E isso é conseguido com a prática. Em qualquer actividade, muito do que vimos como talento não passa de muita prática, ou seja, o advogado que mais se praticou é naturalmente o advogado com mais sucesso e um vendedor que não têm experiência prática vai ser despedido na primeira oportunidade.
4. Tenha paciência
Um profissional competente não pode ser nem intolerante nem intransigente. Pelo contrário, tem de ser paciente porque tem de lidar com uma série de problemas e pressões inerentes ao cargo e à empresa onde trabalha e com uma série de respostas negativas comuns a qualquer organização.
5. Foque-se no que realmente interessa
Um profissional competente precisa de identificar qual é o alvo que quer atingir, qual o objectivo que tem de alcançar, e focar-se no caminho que delineou para lá chegar. Só assim chega ao final do percurso.
6. Comunique
Um profissional competente tem uma excelente capacidade de comunicação verbal e não-verbal porque de outra forma não conseguia transmitir com clareza a sua mensagem para os colegas. Além disso, a capacidade de ouvir e de gerar empatia, são fundamentais para que possa ter a capacidade de identificar o que as outras pessoas estão a sentir.
7. Seja humilde
Um profissional competente não pode ser arrogante e orgulhoso senão afasta as pessoas. E sozinho não vai a lado nenhum. Deve ser modesto e humilde para que as pessoas possam reconhecê-lo como alguém que não se considera superior na organização.
8. Tenha competências interpessoais
Um profissional competente não sobrevive sem a sua equipa. Sozinho não seria capaz de atingir os objectivos que a empresa lhe impôs e por isso valoriza o todo, ou seja, tem competências interpessoais, quando há um erro, todos erraram e quando há uma vitória, todos acertaram.
9. Tenha competência intrapessoal
Um profissional competente tem a capacidade de lidar com as próprias emoções. Esta é uma das maiores capacidades que deve ter. O equilíbrio interior ajuda a suportar com tranquilidade as pressões do dia-a-dia e evita que o profissional se altere e perca a razão.