Estas 10 profissões de TI serão as mais procuradas no mercado de trabalho
A tendência do mercado de trabalho para a crescente contratação de profissionais na área das Tecnologias de Informação (TI) foi acentuada com a crise pandémica.
Acompanhar o ritmo acelerado da digitalização nos negócios e preparar as empresas para o futuro requer, mais do que nunca, o recrutamento de perfis na área capazes de dotar as empresas de recursos excepcionais para dar resposta emergente ao armazenamento, gestão e análise de dados, à segurança, ao desenvolvimento, entre outros requisitos na área das TI.
A Adecco Recrutamento Especializado com base no Relatório de Salários IT 2021, de Robert Half Technology, identifica o TOP 10 das profissões mais procuradas na área da TI. E os requisitos profissionais que deve procurar para fazer face às necessidades do seu negócio.
1. Segurança de dados (Dados, informação, rede, sistemas, cloud)
Os profissionais de dados, informação, sistemas, redes e segurança na nuvem são procurados à medida que as empresas confiam cada vez mais nos dados para efectuar as operações comerciais do dia-a-dia. Estes profissionais de TI asseguram que as iniciativas de TI das empresas permanecem a salvo de potenciais ameaças dentro e fora da organização.
Estão também encarregues de se manterem no topo dos regulamentos de conformidade da indústria e das tendências de segurança futuras, e de assegurar que o hardware, o software e as redes da empresa permanecem seguros.
Competências e experiência a procurar:
- Capacidade de comunicar e implementar políticas e procedimentos de segurança;
- Gerir auditorias de segurança, ameaças e vulnerabilidades;
- Experiência com sistemas de segurança e documentação de falhas e outros incidentes;
- Conhecimento das leis e regulamentos de conformidade para a indústria.
2. Arquitecto de cloud
Supervisiona a estratégia de computação em nuvem da empresa e é responsável pela implementação, gestão e suporte das aplicações de nuvens. Este especialista tem tipicamente uma sólida compreensão de vários sistemas operacionais, para além de capacidades de rede, programação e segurança.
As empresas devem procurar indivíduos com um sólido conhecimento dos serviços na Web, tais como Amazon Web Services, bem como experiência em ITSM (IT Service Managent), I&O (Intelligence and Operations), governança, automatização e gestão de fornecedores.
Competências e experiência a procurar:
- Conhecimento das tecnologias e princípios arquitectónicos de ponta das nuvens;
- Experiência com aplicações de escalonamento de nuvens;
- Compreensão do custo, desempenho e arquitectura dos sistemas de nuvens;
- Colaboração e capacidades de comunicação.
3. Administrador da base de dados
Responsável por manter o software utilizado para gerir uma base de dados e assegurar que os dados sejam facilmente acessíveis a quem deles necessita. Assegura que os servidores permanecem eficientes e operacionais enquanto supervisionam a segurança, implementação, replicação, backup, armazenamento, acesso, e partição dos dados. Opte por um perfil que possa monitorizar os servidores, mas que também possa optimizar o desempenho e estar de prevenção em caso de emergência.
Competências e experiência a procurar:
- Formação superior em ciências informáticas ou grau de associado em administração de bases de dados;
- Experiência de trabalho em TI ou administração de bases de dados;
- Conhecimentos em Oracle, Linux e SQL;
- Análise de dados, gestão de dados e capacidade de elaboração de relatórios.
4. Analista programador
Responsável pela concepção, codificação e teste de novos programas, bem como pelo fornecimento de documentação detalhada do processo através de fluxogramas. Estes profissionais de TI concebem programas baseados nas necessidades dos clientes e determinar quanto custará construir, enquanto trabalham em estreita colaboração com os gestores de projecto.
Os analistas programadores são também responsáveis pela depuração e resolução de problemas dos sistemas de informação e programas de aplicação. Procure um perfil com experiência como analista de sistemas e programador porque o papel deste profissional é uma combinação das duas funções.
Competências e experiência a procurar:
- Formação superior em ciências informáticas ou área relevante;
- Experiência de programação;
- Conhecimento de linguagens de programação tais como Java, Java Script, C, C++ e .NET;
- Comunicação e competências interpessoais para trabalhar com departamentos e vendedores.
5. Analista de sistemas
Concebem técnicas para ajudar a resolver problemas empresariais através da análise dos sistemas de TI da organização. São responsáveis pela investigação dos problemas e pela sua resolução da forma mais eficiente e rentável.
Os analistas de sistemas precisam de testar programas e bases de dados para se certificarem de que estão a funcionar eficientemente, e devem também realizar auditorias de segurança e criar e manter documentação sobre os sistemas da organização. Procure candidatos que possam pensar criativamente e que tenham fortes capacidades de comunicação e de resolução de problemas.
Competências e experiência a procurar:
- Formação superior em ciências informáticas, engenharia ou SO;
- Capacidade analítica e de resolução de problemas;
- Capacidade de programação e análise de dados;
- Experiência em análise comercial e técnica e gestão de projectos.
6. Developer de aplicação móveis
O desenvolvimento de aplicações móveis requer um vasto conhecimento das várias plataformas móveis actualmente disponíveis e de como desenvolver aplicações que funcionarão no Android, iOS, Windows e outros sistemas operativos.
Estes profissionais têm normalmente experiência em programação, desenho UX, resolução de problemas, e programas de depuração e desenvolvimento. Opte por um candidato que possa conceber aplicações móveis com uma interface de fácil utilização e que possa colaborar entre departamentos para conceber, testar, lançar e suportar aplicações móveis.
Competências e experiência a procurar:
- Formação superior em ciências informáticas ou área relevante;
- Alguma experiência de desenvolvimento móvel;
- Capacidade analítica e de resolução de problemas;
- Conhecimento de iOS, Android, Objectivo C, HTML, XML, JavaScript.
7. Administrador da rede
Tem responsabilidade pela gestão do protocolo LAN / WAN, software e hardware. Esta posição envolve muito tempo investido na resolução de problemas, e os administradores de rede normalmente precisam de estar de prevenção em caso de emergência ou falha. O que procura em experiência dependerá da extensão das necessidades de rede da empresa, mas existem certas competências e certificações que o podem ajudar a encontrar os trabalhadores mais qualificados.
Competências e experiência a procurar:
- Capacidade de comunicação e de resolução de problemas;
- Capacidade analítica e de diagnóstico;
- Disponibilidade para estar de serviço após o horário de expediente;
- Certificações profissionais.
8. Programador de software
Responsável pela concepção, desenvolvimento, instalação, teste e manutenção de sistemas de software. O trabalho requer codificação, conceção e construção de aplicações, websites ou aplicações móveis, trabalhando com múltiplas linguagens de programação tais como C#, C++, HTML, Java, Microsoft .NET e SQL Server. Os programadores devem ser capazes de compreender os requisitos dos clientes e ser capazes de fornecer recomendações para melhorar a web, software e aplicações móveis para garantir que satisfaçam as necessidades dos utilizadores.
Competências e experiência a procurar:
- Conhecimento de múltiplas linguagens de programação;
- Competências analíticas e técnicas;
- Fortes capacidades de comunicação;
- Formação superior em ciências informáticas;
- Diploma de associado de dois anos com certificações, bootcamps, e experiência de trabalho anterior.
9. Engenheiro de devops
As práticas DevOps encorajam uma implantação mais rápida do código com menos falhas de implantação, pelo que cada vez mais empresas contratam engenheiros com experiência DevOps para supervisionar a codificação, a elaboração de scripts e o desenvolvimento de processos.
Os engenheiros DevOps gerem frequentemente a infraestrutura de TI, fornecem recursos, supervisionam os testes de software, e monitorizam o desempenho após o lançamento. Estes trabalhadores ajudam a racionalizar as actualizações de código, permitindo às organizações afinar e melhorar continuamente os processos para a máxima eficiência.
Competências e experiência a procurar:
- Capacidade de codificação e escrita;
- Competências de automatização, gestão de dados e operações informáticas;
- Profundo conhecimento das melhores práticas DevOps;
- Forte capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal.
10. Apoio técnico e profissionais de helpdesk
Para empresas centradas no cliente, o serviço de ajuda é uma parte importante do funcionamento eficiente do negócio. Como primeira linha de defesa para o serviço ao cliente e resolução de problemas, os trabalhadores do helpdesk devem ter as competências técnicas e pessoais adequadas para o trabalho.
Competências e experiência a procurar:
Nível 1: Para posições de nível básico que requerem menos de dois anos de experiência, um grau de associado ou cursos numa escola técnica;
Nível 2: Para posições que exijam dois a quatro anos de experiência, um diploma de dois anos ou formação superior e experiência profissional relevante;
Nível 3: Quatro ou mais anos de experiência num ambiente de helpdesk, formação superior campo relacionado, e certificações profissionais.