
Sabe que existem temas que nunca devem ser discutidos no local de trabalho? Nós explicamos quais e o motivo
Existem certos temas que não devem ser debatidos no local de trabalho, pois podem, não só deixar os colegas desconfortáveis, como de alguma forma influenciar as opiniões sobre si e a sua capacidade de trabalhar.
O site The Balance Careers refere alguns temas que não devem ser debatidos no local de trabalho:
Religião
A fé é algo muito pessoal, e muitas pessoas são sensíveis a isso. Não há necessidade de ser reservado sobre a sua religião – de todo, é perfeitamente normal mencionar como celebra a sua religião – mas tenha em consideração que nem todos são dedicados à mesma religião. Não discuta as suas crenças muito profundamente e deixe de fora opiniões negativas que tem sobre as crenças dos outros. Nunca, em qualquer situação, tente persuadir alguém com quem trabalha a converter-se à sua fé.
Política
A política exalta os ânimos das pessoas e até já levou ao fim de relações, mesmo entre amigos próximo e familiares. Tendo em conta o tempo que passa no trabalho e a necessidade em conviver e trabalhar lado-a-lado com os seus colegas, conversar sobre este tópico não vale a pena.
Vida sexual
Nunca discuta os detalhes da sua vida sexual. Nunca mesmo. Este tópico deixa qualquer um desconfortável e pode deixar os seus colegas constrangidos ao seu redor.
Problemas familiares
Discutir os problemas que tem com a sua família pode deixar os outros, incluindo o seu superior, a pensar se estas dificuldades poderão influenciar o seu trabalho. Mesmo que saiba que uma coisa não irá afectar a outra, os seus colegas e chefes não o sabem. Destacar os seus problemas no local de trabalho fará de si o alvo dos rumores e boatos.
Ambições profissionais
Não há problema em ver o seu catual emprego como apenas um degrau numa longa escada cheia de degraus, mas fique com este conselho: guarde esse sentimento apenas para si.
Problemas de saúde
Apesar dos problemas de saúde – psicológicos ou físicos – não serem algo de que deva sentir vergonha, não quer dizer que tem de estar constantemente a falar dele no local de trabalho. Debater – ou não – os seus problemas de saúde no local de trabalho será sempre uma opção sua, mas independentemente do quanto partilha sobre as suas condições, evite falar sobre isto até à exaustão.