Quer ter colaboradores mais felizes? Siga estas seis dicas

Com o final da época das férias e o regresso oficial ao trabalho, os Happy Awards, um sistema de avaliação em felicidade pioneiro promovido pela ConsumerChoice, dão seis dicas e sugestões de medidas imediatas para ajudar as empresas a melhorar a felicidade dos colaboradores nesta rentrée.

 

As sugestões têm por base as conclusões da primeira edição dos Happy Awards®, cuja análise abordou a felicidade dos colaboradores na dimensão pessoal, profissional e organizacional. Destas dimensões destacam, respectivamente, factores como as relações de amizade com os colegas e harmonia entre o trabalho e a vida pessoal, uma boa relação com a hierarquia, a liberdade para serem autênticos ou o orgulho na empresa e impacto nos clientes.

Estas conclusões dão origem aos seguintes conselhos:

1. Proporcionar momentos de networking entre os colaboradores para fortalecer laços de amizade entre pares, nomeadamente através da organização de iniciativas sociais informais para que se conheçam fora do ambiente de trabalho.

 

2. Promover uma cultura de respeito pelo tempo pessoal, através de uma comunicação aberta em que se ouvem as expectativas e preocupações dos colaboradores e se definem de forma clara, em conjunto com a hierarquia, os termos da flexibilidade de horário e do trabalho remoto.

 

3. Fomentar uma cultura de comunicação aberta e transparente, com segurança psicológica para o diálogo bilateral entre colaboradores e chefias, incluindo a implementação da cultura de feedback construtivo.

 

4. Respeitar a individualidade de cada um, havendo um ambiente de liberdade para se ser autêntico e uma cultura de respeito e inclusão que valorize a diversidade de perspectivas e experiências. Criar um ambiente de liberdade para a autenticidade e uma cultura de respeito e inclusão, com políticas de não-discriminação e combate ao assédio.

 

5. Fomentar o orgulho dos colaboradores na organização é crucial para construir uma equipa motivada e produtiva. Garantir que os colaboradores conhecem e compreendem a missão, visão e valores da organização, envolvendo-os em processos de tomada de decisão sempre que possível.

 

6. Partilhar o impacto que a empresa tem na vida dos clientes é uma forma fácil e prática de elevar os índices de felicidade dos colaboradores. Integrar histórias de clientes nas comunicações internas, partilhar feedback e avaliações, e promover interacções directas com clientes para mostrar o impacto positivo na vida deles.

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