
Siemens Portugal tem novo director financeiro
O gestor Ricardo Nunes é o novo chief Financial officer (CFO) e Administrador da Siemens Portugal.
O novo responsável financeiro, de 49 anos, foi escolhido através de um processo de recrutamento conduzido a nível internacional, dada a sua experiência, nacional e internacional, em diferentes negócios de vários sectores, como a energia, mobilidade ou infraestruturas.
O foco de Ricardo Nunes enquanto CFO da Siemens estará no crescimento e no aumento da rentabilidade a longo prazo da sucursal portuguesa e na aposta nas exportações, tirando partido da presença em Angola e Moçambique, e nos centros de competências, atraindo novos e investindo nos atuais.
Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica, o executivo iniciou a sua carreira na Siemens Portugal, em 1996, tendo passado por várias áreas de negócio. Entre 2010 e 2016, foi CFO e Administrador da Siemens Angola, tendo sido responsável pela reestruturação total dessa empresa e por diversos processos de fusões e aquisições.
Trabalhou também na Siemens AG, em Erlangen e Munique, na Alemanha, em 1998 e em 2017, onde pode trabalhar em vários projectos de Mergers & Aquisitions e na área da energia. Já em Portugal, assumiu a função de director Financeiro da área de Sistemas de Distribuição de Energia e da fábrica localizada em Corroios, passando agora a coordenar toda a área financeira em Portugal.
Pedro Pires de Miranda, presidente executivo da Siemens em Portugal, «a escolha de Ricardo Nunes para CFO da Siemens Portugal vem assegurar continuidade, rigor, profissionalismo e competência financeira num ciclo importante de crescimento da empresa».