Se quer fugir da depressão e ficar mais animado, acorde mais cedo
Sente-se em baixo? A solução pode ser tão simples quanto ajustar a hora do seu despertador.
Investigadores descobriram que acordar apenas uma hora antes do normal pode reduzir o risco de depressão em 23%.
Os resultados também mostraram que, a cada hora que acordamos mais cedo, os benefícios aumentam, por isso, ajustar o horário de sono pode ser bom para a sua saúde mental.
Para chegar a esta conclusão, a equipa da Universidade do Colorado, MIT e Harvard (EUA) analisou dados genéticos de quase 840 mil adultos. Os dados também incluíram 85 mil pessoas que usaram rastreadores de sono durante 7 dias e 250 mil outros que preencheram questionários de preferência de sono.
Cerca de 33% dos participantes costumavam ir para a cama cedo e levantar-se cedo, 9% iam para a cama tarde e levantavam-se tarde, enquanto o restante ficava no meio-termo.
O ponto médio do sono (meio caminho entre a hora de dormir e a hora de acordar) era as 3 horas da manhã, o que significa ir para a cama às 23 horas e levantar-se às 6 da manhã.
Aquelas pessoas que iam para a cama até 1 da manhã e passaram a ir dormir à meia-noite, mantendo a mesma duração do sono, apresentaram um risco 23% menor de se sentirem deprimidas. Aquelas que passaram a ir para a cama às 23h reduziram o risco de depressão em cerca de 40%.
Não houve indícios que sugiram que os madrugadores poderiam beneficiar de acordar ainda mais cedo.
“Já sabemos há algum tempo que existe uma relação entre o tempo de sono e o humor,” comenta a professora Celine Vetter. “Descobrimos que mesmo o horário de sono uma hora mais cedo está associado a um risco significativamente menor de depressão.”
Com base neste estudo, não parece existir uma hora ideal para ir para a cama, para acordar ou mesmo de duração do sono.
“É improvável que haja uma janela específica para dormir que seja melhor para todos, é mais provável um intervalo,” disse Vetter. “Qualquer lugar entre sete e nove horas por dia é ideal para adultos.”