
Mobbing (assédio moral) no trabalho: Saiba quais são as consequências e o que fazer
O assédio laboral é um conjunto de condutas de pressão psicológica exercido sobre alguém com quem se tem uma relação de poder no trabalho. Os maus tratos psicológicos a um trabalhador são passíveis de ser feitos pela chefia mas também por colegas de trabalho, habitualmente, com o objectivo de obrigar a vítima a abandonar o cargo que ocupa numa empresa, explica o site Mundo Psicólogos.
Consequências do mobbing
O comportamento abusivo reiterado pode implicar a degradação do clima laboral, o aumento do stress, a redução da competitividade do trabalhador, a fobia ao trabalho, um sentimento de fracasso generalizado tanto na vida laboral, como pessoal.
O objectivo do abusador é conseguido quando a resistência moral e física da vítima é vencida e esta abandona o posto de trabalho. Mas as consequências do assédio laboral continuam a fazer-se sentir nos casos dano físico, sintomas de stress e desgaste na saúde global da vítima.
O assédio moral no local de trabalho, também conhecido como mobbing é uma patologia social, pois afecta uma organização, causa anomalias no seu funcionamento e na interação entre os seus membros. O silêncio ou cumplicidade dos companheiros de trabalho perante o assédio laboral joga um papel importante na continuidade do abuso. A existência do assédio é um atentado aos direitos do trabalhador e à dignidade do ser humano.
O que fazer?
A legislação portuguesa introduziu recentemente alterações para combater o assédio laboral, que passou a ser considerado uma “contraordenação muito grave” e tornou obrigatória a adoção de códigos de conduta para a sua prevenção e penalização nas empresas.
É igualmente necessário sensibilizar os membros das organizações para a existência deste fenómeno nefasto para que sejam conscientes das práticas e graves consequências do assédio laboral. Uma vez conseguida a consciencialização para o problema será importante pôr à disposição de chefias e trabalhadores formas de manter e proteger um ambiente de trabalho que respeite a dignidade e liberdade de todas as pessoas.