Antevisão laboral

Antecipámos profissões, e até mesmo áreas ainda inexistentes, que tendencialmente se destacarão daqui a uns anos.

Diogo Alarcão, partner da Mercer

1. Os desenvolvimentos sociais e económicos apontam pistas relevantes para se perceber quais as profissões que, num futuro mais ou menos próximo, serão as mais procuradas e valorizadas no mercado de trabalho. Outras, por seu lado, perderão impacto e terão tendencia a desaparecer ou a tornarem-se irrelevantes. Algumas profissões de cariz manual como a de gasolineiro ou portageiro, por exemplo, tenderão a desaparecer ou a reduzir-se significativamente devido à automatização destas funções. Por outro lado, as engenharias, sobretudo aquelas relacionadas com o sector energético e alimentar irão sofrer um aumento significativo nos próximos anos. Por outro lado, o envelhecimento global da população no mundo industrializado vai provocar um aumento da procura por profissões ligadas à área da geriatria (técnicos e auxiliares de geriatria, psicogerontologia). Também as profissões ligadas à gestão de redes e sistemas informáticos, à gestão de recursos habitacionais (domótica), à biotecnologia e à reciclagem dos resíduos são algumas das áreas e profissões que terão um peso cada vez mais crescente e que serão boas apostas de futuro para quem esteja neste momento a ponderar sobre a sua área de formação. É também previsível que as profissões ligadas com a Saúde e o Lazer tendam a crescer, uma vez mais por via do aumento da esperança de vida nos países desenvolvidos.

2. As soft skills serão cada vez mais valorizadas e tenderão a ser avaliadas com cada vez mais rigor. Nesse sentido, a manutenção de uma atitude positiva, a autoconfiança, a capacidade de comunicação, a gestão adequada do tempo, e as capacidades de relacionamento interpessoal serão factores fundamentais para os profissionais do futuro, independentemente da área de actuação.

João Duque, Dean e professor de Finanças no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade Técnica de Lisboa

Quais as 10 profissões com futuro?

1. Saúde;

2. Engenharia (civil, energia, informática, biológica)

3. Gestão e Marketing

4. Investigação

5. Lazer, Espectáculos e Desporto

6. Transportes e Turismo

7. Energia

8. Tecnologias de informação

9. Alimentação

10. Vestuário

E as soft skills necessárias?

Liderança, negociação, análise qualitativa, visão holística, resiliência, pensamento “Out of the Box”.

José Luís Castro, administrador da Sotecnisol

Quais as 10 profissões com futuro?

Estou certo que algumas das profissões que podem surgir a médio/longo prazo poderão estar ligadas às áreas da tecnologia, ambiente e energia. Na área do ambiente e energias renováveis, acredito que vão aparecer profissões algo diferentes tais como: Gestor de redes eléctricas – com o crescimento exponencial da produção descentralizada é muito importante saber gerir a muito maior complexidade da rede eléctrica; Técnico de sistemas eléctricos – quando num edifício se têm diferentes sistemas de produção de energia eléctrica é muito importante afinar os diferentes sistemas para que haja uma boa complementaridade entre eles; Fiscal de sistemas eléctricos – irão aparecer os piratas eléctricos que terão que ser controlados para que não haja desvios e intrusão nas redes alheias; Técnico de antivírus eléctricos – terão que se desenvolver sistemas de protecção para que não entrem nas nossas redes. Correctores das bolsas de energia – vão haver muitos mais produtores e muitos mais compradores, logo é necessário criar bolsas virtuais para facilitar as transacções.

Na área do ambiente, que também vai sofrer grandes mudanças, prevejo que vá existir uma grande aposta nas medidas preventivas. Vamos ter que criar menos resíduos, por exemplo, e isso irá acarretar grandes investimentos na área das embalagens para as fazer desaparecer sem, contudo, termos problemas inerentes à sua supressão.

E as soft skills necessárias?

Será necessária, certamente, muita criatividade e elevado sentido ético. Estamos a falar de profissões que vão desempenhar um papel fundamental na preservação da espécie humana. A energia, a água e a qualidade do ar poderão estar na origem de muitos conflitos. Paralelamente multidisciplinaridade e muita ambição: se não somos rápidos na mudança, podemos já não ir a tempo de salvar o nosso planeta!

Luís Rasquilha, managing partner e senior vice-president AYR Consulting, Trends & Innovation

Quais as 10 profissões com futuro?

Suportadas em 3 grandes tendências. Primeiro os nómadas urbanos- hoje o escritório é em todos os lugares onde nos sentimos bem e felizes sem ter de ser necessariamente no escritório. No shopping, esplanada, praia, cinema, fila da auto-estrada qualquer lugar serve para trabalhar desde que possamos usar o nosso kit nómada – netbook, wifi ou conexão 3G e smartphone. Aumenta a nossa produtividade e reduz o desgaste permanente da rotina do espaço de trabalho. Cada vez mais adoptado em todas as cidades do mundo e em profissões que não de front-office o movimento dos nómadas urbanos é uma tendência incontornável na forma como empresas e pessoas se relacionarão entre si e na forma como produziremos mais e melhor. E para reforçar essa realidade a importância extrema de estarmos sempre actualizados e para isso a procura de formação permanente, seja superior, seja especializada. Em segundo, a conectividade permanente – a presença permanente nas redes sociais com partilha regular de informação e potenciando o relacionamento entre pessoas e empresas. Gerir blogs, perfis de redes sociais pessoais ou empresariais é hoje a mais eficaz e efectiva forma de estar no mercado, seja em contributo de informação, produção de conteúdos ou construção de marca pessoal e CV on-line. Em terceiro o total relax – devido ao ritmo acelerado que temos nas nossas vidas existem momentos no dia, na semana ou no mês em que queremos relaxar. Seja num SPA, no sofá de casa ou até no cinema. Momentos relax são cada vez mais momentos de pura indulgência. Identificamos como profissões do futuro muito inspiradas pelas Trends, não 10 profissões, mas grupos de profissões:

1. Ligadas à nova realidade web como Gestores de conteúdos e presença web, programadores, administradores de redes e suportes, planeadores estratégicos e controllers online, prestadores de serviços online (médicos online, entretenimento online, educação online).

2. Ligadas aos momentos de indulgência, relax e bem-estar, que vão desde o turismo, à gastronomia, artes, gestão de hobbys, gestão de lazer e momentos família, espaços relax e de formação em novas áreas – surgimento de hobbys gourmet, de artes performativas, etc.

3. Ligadas à inovação e empreendedorismo onde a tónica vai no ser diferente, criar novas soluções, revelar espírito inconformista e inquieto.

Quais as soft skills necessárias?

Competências técnicas – ligadas ao domínio das ferramentas da profissão, modelos e demais suportes. O foco durante anos das universidades. Competências comportamentais – cada vez mais importantes como flexibilidade, pensamento criativo e disruptivo, capacidade de sair da zona de conforto e arriscar, ter espírito empreendedor e crítico, procurando novas soluções e novos caminhos. Aprende-se no dia-a-dia e está na base da nossa vida e personalidade. Competências de gestão – ligadas ao relacionamento, liderança, negociação, ética, mediação, tomada de decisão. Aprende-se com a experiência profissional e com a vivência e maturidade.

Luís Reis, Cluster Leader para a Europa do Sul do HayGroup

Quais as 10 profissões com futuro?

Creio que uma das áreas onde se irão desenvolver as profissões do futuro é a Saúde. Profissões relacionadas com a extensão da vida, a alteração da capacidade cognitiva (por exemplo, a aceleração do desenvolvimento das capacidades cognitivas nas crianças), a aceleração da capacidade de mobilidade… O maior êxito no combate às actuais doenças fará com que se tenha capacidade de prolongamento da vida e portanto a nossa capacidade de gerir o futuro com saúde criará, sem dúvida, necessidades de novas funções na área da Saúde. Outra das áreas fortes será o balanceamento entre a vida pessoal e profissional: novas profissões ligadas às indústrias do Entretenimento manter-se-ão actuais. Do ponto de vista económico, creio que vamos regredir por um excesso de população, causando um maior enfoque na satisfação das necessidades básicas. Vai, por isso, haver um regresso às actividades típicas do Sector Primário, nomeadamente a agricultura – não tanto numa óptica industrial, mas numa perspectiva mais individual. A esperança de vida aumentará e também iremos trabalhar até mais tarde, mas haverá sempre um período em que não vamos trabalhar. Como as reformas não vão chegar, assegurar a alimentação tornar-se-á tanto mais importante. Vamos continuar a assistir à movimentação de massas e, portanto, daqui a 20 anos haverá novas profissões ligadas ao Turismo. Os Transportes e as Energias Alternativas também terão aqui um papel importante

E as soft skills necessárias?

Creio que as skills diferenciadoras, no futuro, serão uma combinação entre Competências Técnicas nas áreas que referi em cima, sobretudo em tudo o que diga respeito à Saúde, e à capacidade de inovação e inventiva. O resto, virá em pens! Ou seja, a nossa capacidade de pensar será menorizada porque teremos à frente dos nossos olhos toda a informação e conhecimento que precisarmos: o acesso será imediato. Portanto os factores distintivos serão muito mais aquelas competências que nos permitam fazer diferente, como a capacidade criativa.

Manuel Forjaz, CEO da Ideiateca

Quais as 10 profissões com futuro?

1. Bio-médico

2. Perito em Facebook

3. Arquitecto

4. Enfermeiro doméstico

5. Gestor de água

6. Planeador de Transportes Urbanos

7. Poupador/ Gestor de Energia

8. Médico geriatra

9. Nutricionista/ Perito em Bem-estar

10. Secretárias Virtuais

E as soft skills necessárias?

Extensa experiência de uso da internet, mínimo de cinco línguas, background profissional diversificado, extensa cultura geral, capacidade de programação informática e public speaking.

Miguel Pina Martins, CEO da Science4You

Quais as 10 profissões com futuro?

1. Comercial

2. Engenheiro de Tecnologias de Informação

3. Gestor

4. Licenciado em Finanças (Financeiro)

5. Chefe de Cozinha

6. Designer

7. Engenheiro de Novas Energias – Energias Renováveis

8. Medicina Estética

9. Nutricionista

10. Massagista

E as soft skills necessárias?

Empreendedorismo, criatividade, desejo de aprender, honestidade e ética, auto-didacta e auto-motivador, espírito de equipa e cooperação, flexibilidade e adaptabilidade, capacidade de comunicação, enérgico e dedicação.

Rui Braga, administrador Live It Well Events

Quais as 10 profissões com futuro?

Penso que profissões ligadas à inovação terão sempre um futuro assegurado, estejam elas ligadas ou não ao “negócio” da tecnologia propriamente dito. No entanto destaco o papel da medicina genética no futuro global, da importância e dependência dos sistemas informáticos em todos os ramos de actividade, dos profissionais da comunicação porque é vital comunicar para vender. Sublinho também o papel de dependência que o avião irá assumir no futuro, portanto pilotos serão uma profissão com futuro garantido. Estou convencido que na área da economia terá de nascer a figura do “economista criativo” de modo a pensar em novas soluções e apontar novos caminhos para a economia global. A procura de novas fontes de energia que substituam o tradicional petróleo é uma necessidade para “ontem”, logo estes investigadores terão um longo futuro pela frente. No ramo da educação os professores continuarão a ter um papel principal em qualquer cenário futurista. O desporto e a necessidade de nos “mexermos” vai sem dúvida lançar novas formas de ginásio e novas formas de chegar a todos, talvez a figura do PT ou GT (group trainer) tenha um futuro risonho. Por fim, acredito no organizador de eventos, em qualquer cultura ou cenário futurista ninguém dispensa um bom evento.

E as soft skills necessárias?

Para se obter bons resultados em qualquer ramo de actividade existem duas soft skills indissociáveis ao próprio homem, que devem estar sempre presentes: perseverança e um inabalável espírito de equipa.

Notícias relacionadas:

Inovação: Profissões do Futuro

Cursos com 100% de empregabilidade (I)

Cursos com 100% de empregabilidade (II)

Cursos com 100% de empregabilidade (III)

Cursos com 100% de empregabilidade (IV)

Cursos com 100% de empregabilidade (V)

Ler Mais