Se está a contratar para uma startup não esqueça (nunca) estes conselhos

O pior erro que os líderes empresariais podem cometer é contratar as pessoas erradas. De facto, o custo de uma má contratação para uma startup é estimado em quase 25 mil euros. A pensar nisto, Fabienne Viegas, gestora da divisão de Tecnologia da Robert Walters Portugal, partilha oito coisas que os líderes de startups devem saber quando contratam.

 

1. A reputação do empregador é extremamente importante para novas actividades
A primeira coisa que um potencial candidato fará é reunir o máximo de informação possível sobre a sua startup. É importante partilhar a história de origem da empresa.

 

2. Como uma nova empresa, pode ser entendida como uma empresa de alto risco, mas potencialmente com elevada recompensa e oportunidade
Todos os fundadores acreditam que o seu produto ou serviço é o melhor, mas convencer os melhores talentos para trabalhar para uma startup requer mais do que apenas paixão. Desenvolva um ‘’elevator pitch’’ para o processo de entrevista.

 

3. Cuidado com as competências inflacionadas
As posições dentro das startups podem ser facilmente inflacionadas, todos podem parecer estar numa posição ‘c-level se não descrever com precisão o nível de responsabilidade que alguém terá. Concentre-se no que um candidato conseguiu, em vez de olhar apenas para os títulos que ganhou.

 

4. Defina como medirá o sucesso de uma primeira contratação
Não cometa o erro de contratar porque os seus investidores sugeriram. Crie um plano de talentos com base nas prioridades do negócio.

 

5. Determine quais serão as expectativas salariais (realistas) para as funções que está a contratar e se os planos de acções serão distribuídos uniformemente ou variam por função.

 

6. Procure na sua rede
Em primeiro lugar, conte com referências pessoais e referências dos seus actuais colaboradores. Depois de esgotar as redes pessoais, pode considerar publicar abertamente as funções em Jobs boards, redes sociais e juntar-se a especialistas em recrutamento que possam aconselhá-lo no mercado de trabalho, criar descrições de emprego e realizar a sua pesquisa.

 

7. Diversidade
Não se pode construir uma equipa de 100 pessoas e depois decidir incorporar um programa de diversidade e inclusão. Construa a sua equipa com diversidade e inclusão em mente desde o início, e irá impulsionar um melhor envolvimento, retenção de funcionários, resolução criativa de problemas e maior rentabilidade.

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