
Gostava de saber programar e quer aprender numa cidade com um ecossistema empreendedor? É para aqui que deve ir
Com o objectivo de satisfazer a curiosidade na área da programação, a escola de código Le Wagon, presente no Porto e com campus em mais de 45 cidades em todo o mundo, destaca cinco razões para aprender a programar na cidade invicta.
Aqui ficam elas:
1. Ecossistema tecnológico: De acordo com a Scale Cities, o Porto conta com mais de 500 startups, inclusive quatro portuguesas com o estatuto de unicórnio. A cidade soma ainda centros tecnológicos de várias empresas internacionais, como é o caso da Revolut e da Jumia. A cidade está rapidamente a tornar-se um actor chave no ecossistema tecnológico português, o que atrai um grande investimento local e estrangeiro. Mas esta elevada concentração não se verifica apenas na quantidade de startups, alarga-se também à oferta de emprego na área, estimando-se mais de 15 mil vagas por preencher.
2. Cultura e tradição: A cidade “Invicta”, como é chamada pela qualidade do seu povo e da própria cidade, continua a ser um lugar onde as tradições são apreciadas e partilhadas. Entre as suas antigas ruas encontram-se vibrantes distritos de arte como a Rua Miguel Bombarda, festivais internacionais de música reconhecidos internacionalmente e museus de arte moderna como o da Fundação Serralves. Há muito por explorar durante o período de formação.
3. Beira-mar: Com uma longa tradição de desportos aquáticos incluindo Surf, Windsurf, Kitesurf, bem como Vela, dentro e fora da cidade não faltam praias para explorar e praticar desporto. Para os amantes da vida no exterior, é ainda possível frequentar aulas de programação online enquanto se desfruta de uma vista inesquecível.
4. Gastronomia: Ao abordar o tema da gastronomia no Porto há que referir pratos tradicionais como as Tripas à moda do Porto, iguaria que dá o nome de Tripeiros aos habitantes, assim como a Francesinha, prato que continua a ser sinónimo da cidade. Durante a estadia e o período de aprendizagem há muito a explorar ao nível da gastronomia, não excluindo a oportunidade de adocicar a boca com a doçaria tradicional.
5. Espaços verdes: Por último, destacam-se os jardins e espaços verdes da cidade, ideais para o estudo, actividade que requer alguma concentração e silêncio. Locais como o Jardim das Virtudes e o Palácio de Cristal representam um contraste à vida urbana, apesar de estarem localizados no centro da cidade. Local ainda por referir é o Parque da Cidade, considerado o maior parque urbano do país, está localizado junto à praia e permite a prática de vários desportos e actividades ao ar livre.