Trabalha remotamente? Não descure estas dicas para manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

O teletrabalho pode ser uma experiência positiva, no entanto, trabalhar em casa traz consigo um grande desafio, manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Tendo isto em mente, a Workwell elaborou um guia com estratégias práticas para equilibrar a sua vida profissional e pessoal, melhorando a sua saúde e bem-estar.

1. Mantenha espaços separados em casa
Quando se desloca diariamente para o escritório, manter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional é relativamente simples, graças aos ambientes separados. Em casa, porém, tem muito menos separação física entre o trabalho e a vida pessoal.

É por isso que é tão útil ter um escritório em casa ou um espaço de teletrabalho específico. Quando estiver sentado na sua área de trabalho, a sua mente estará concentrada apenas no trabalho, em vez de outras actividades da sua vida pessoal, diminuindo o stress e aumentando o seu bem-estar.

 

2. Esteja confortável
Certifique-se de que o seu espaço de trabalho está configurado para maximizar o seu conforto físico e é capaz de concentrar-se no trabalho. Ferramentas e dispositivos ergonómicos podem ajudar a melhorar a sua postura e consequentemente a sua saúde.

 

3. Movimente-se com frequência
Enquanto trabalha em casa, lembre-se de fazer pausas e movimentar-se. Ficar sentado na mesma posição durante longos períodos pode restringir o fluxo sanguíneo e afectar os músculos.

De acordo com a American Optometric Association, deve fazer um intervalo de 20 segundos a cada 20 minutos e olhar para um objecto que esteja a pelo menos seis metros de distância. Da mesma forma, certifique-se de alongar o corpo para reduzir a tensão muscular e melhorar a circulação sanguínea.

 

4. Estabeleça um horário de trabalho
Quando trabalha em casa, é tentador ter uma rotina do tipo «trabalhar quando é necessário». Para a maioria das pessoas, isto significa «trabalhar o dia todo».

Com o passar do tempo, esta rotina leva-o a trabalhar mais horas e a níveis mais elevados de stress.

Experimente estabelecer uma hora de início e de fim do seu dia de trabalho. Por exemplo, programe o seu trabalho das 9h00 às 18h00. Desta forma consegue aproveitar o resto do seu dia para a sua vida pessoal e evita trabalhar durante o seu tempo pessoal e familiar.

 

5. Saia de casa todos os dias
Foi comprovado cientificamente que a luz solar afecta os seus níveis de serotonina, por isso, saia de casa todos os dias. Reserve um tempo na sua agenda para caminhar, apreciar a natureza, passear o seu cão ou fazer exercício físico. Vai sentir-se revigorado, descomprimido e cheio de energia para voltar ao trabalho.

Ler Mais