O cinema é considerado a sétima arte. Sabe que há mais dez na lista?
São várias as “artes” que compõem a lista de manifestações artísticas. Esta definição começou a ganhar forma na Europa durante o século XVIII, quando surgiu o conceito de belas-artes artes preocupadas com a criação do belo, revela o site Super Interessante.
No final do século XIX, o cinema foi inventado pelos irmãos Auguste e Louis Lumière e, logo, os críticos passaram a considerá-lo um tipo mais recente de arte.
Já século XX, Ricciotto Canudo, intelectual italiano radicado na França, escreveu o Manifesto das Sete Artes. «Nele, Canudo define o cinema como a sétima arte por ser a arte plástica em movimento, aquela que consegue congregar todas as outras em uma só», diz Ana Maria Giannasi, professora do curso de audiovisual do Senac São Paulo.
Oficialmente são consideradas artes a música, a dança, a pintura, a escultura, a arquitetura e a poesia. Extra-oficialmente, outras artes também recebem numeração, como a fotografia (oitava), a banda-desenhada (nona), os videogames (décima) e a arte digital (11ª).