
Auchan cria direcção de Novos Modelos e anuncia nova directora de Pessoas
Pierre Olivier Delpierre, até então director Projectos Estratégicos na Auchan Retail França, assume a recém-criada direcção Novos Modelos e Operações E-commerce da Auchan Retail Portugal. Já Clara Costa, até então directora de Marca e Transformação, é a nova directora de Pessoas, Cultura e Transformação da empresa.
Clara Costa sucede a Jorge Filipe, que se reformou depois de mais de 20 anos à frente da pasta dos Recursos Humanos.
Há mais de 14 anos na Auchan Retail Portugal, Clara Costa revela-se entusiasmada com o novo desafio. «Na Auchan acreditamos que as pessoas fazem a diferença e são a nossa maior força. Neste sentido, a direcção de Pessoas, Cultura e Transformação tem como desafio promover o bem-estar e o desenvolvimento de cada colaborador, com a ambição de contribuir activamente para o seu envolvimento com a empresa, mas também para a sua satisfação pessoal. Para tal, é fundamental fomentar cada vez mais uma cultura de inovação, autonomia e responsabilidade», sublinha.
A nova directora de Pessoas juntou-se à Auchan Retail Portugal em 2008, como directora de Comunicação Interna e Responsabilidade Social e, em 2016, assumiu o cargo de directora de Comunicação e Responsabilidade Corporativa. Era directora de Marca e Transformação, desde Fevereiro de 2020, e é também membro do comité de direcção da Auchan Retail Portugal.
Clara Costa é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tem formação em Corporate Social Responsability pela London Business School, um mestrado em Administração Pública pelo ISCTE e um MBA em Business Administration pelo ISCTE Executive Education e formação em Business Administration and Management pelo EDHEC Business School, em Lille.
O novo director de Novos Modelos e Operações E-commerce tem como missão principal a identificação, modelização e o desenvolvimento de novos modelos comerciais e percursos, assim como o desenvolvimento das actividades de franchising, partenariado e exportação, como uma alavanca do crescimento da empresa e da notoriedade da marca. Pierre Delpierre faz parte, também, do comité de direcção da Auchan Retail Portugal.
«Os avanços contínuos da tecnologia e os progressos do E-commerce estão a mudar a forma como se compram produtos e serviços. O panorama do retalho digital oferece novas oportunidades e muda a dinâmica habitual das lojas físicas. Neste contexto, um dos objectivos desta direcção Novos Modelos e Operações E-Commerce é garantir uma resposta rápida e adaptada à evolução das necessidades dos clientes, nomeadamente através da identificação e desenvolvimento de novos modelos comerciais, percursos E-commerce disruptivos e outras soluções que permitam acrescentar valor à jornada de compra. Outra das missões desta direcção será o desenvolvimento das actividades de franchising e exportação, garantindo o crescimento da empresa e da notoriedade da marca nos próximos anos», refere Pierre Delpierre.
Há quase 30 anos na Auchan, Pierre Delpierre começou a sua carreira nas operações em França, antes de integrar a equipa da Auchan Retail Portugal em 1999, onde ocupou funções de director de hipermercado, director regional, director de Performance e membro executivo da administração. Em 2019, assumiu o cargo de director de Performance da Auchan Retail França, passando a liderar a direcção de Exploração no final do mesmo ano. De Janeiro de 2022 até ao presente foi director de Projectos Estratégicos. É licenciado em Economia pela Faculdade Católica de Lille e tem mestrado em Gestão Financeira de Paris II.