São estas as 6 principais causas de problemas de saúde mental no local de trabalho

De acordo com um inquérito da Fundação para a Saúde Mental, 57% dos profissionais têm estado mais stressados e ansiosos desde que a pandemia começou em 2020. Os empregadores precisam de estar atentos aos sinais de problemas de saúde mental, a pensar nisso a consultora Robert Walters partilhou as principias causas destes problemas.

 

1. Isolamento no teletrabalho
Quando os colaboradores não conseguem comunicar no trabalho podem sentir-se isolados ou excluídos. Os trabalhadores remotos são mais propensos a sofrer efeitos negativos no bem-estar mental devido à falta de conexão humana e à solidão de trabalhar remotamente.

 

2. Falta de suporte
Os profissionais júnior de um escritório ou as novas contratações podem experimentar quadros de stress e pressão de forma diferente dos colaboradores mais experientes. Trabalhar remotamente cria outro obstáculo ao acesso ao suporte, especialmente quando os pontos de contacto não foram formalizados. Ter um mentor é uma óptima maneira de reduzir a tensão sentida por profissionais mais vulneráveis.

 

3. Burnout e carga de trabalho
De acordo com pesquisas realizadas durante a pandemia, as pessoas trabalham em média 28 horas extras por mês em trabalho remoto. Para aqueles que sofrem de um problema de saúde mental a longo prazo, o stress crónico não tratado é um factor decisivo para a exaustão emocional.

O fraco equilíbrio entre a vida profissional e a vida profissional, o aumento da carga de trabalho e a pressão no trabalho são factores que contribuem para o esgotamento emocional no local de trabalho, tornando os trabalhadores remotos mais susceptíveis aos seus efeitos nestes tempos difíceis.

 

4. Pouco equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
No teletrabalho ou no trabalho presencial, as longas horas de trabalho podem afectar a capacidade de um colaborador passar tempo com as suas famílias, usufruir de tempo livre e até mesmo dormir. Alguns profissionais podem achar difícil encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida profissional sem separação física entre o trabalho e a vida doméstica, especialmente profissionais com crianças em idade escolar.

 

5. Estigma
Os colaboradores podem sentir-se confortáveis em tirar férias ou reduzir a sua carga de trabalho quando sofrem de um problema de saúde física. Mas muitos trabalhadores com distúrbios de saúde mental podem sofrer em silêncio por medo ou retaliação. 92% das pessoas com problemas de saúde mental acreditam que admitir este problema no local de trabalho prejudicaria a sua carreira.

 

6. Pouca auto-estima 
Os colaboradores com falta de confiança no trabalho são propensos à síndrome do impostor, a sensação de que não merece o seu sucesso ou não acredita que deve pedir mais. Esta ansiedade pode tornar-se mais aguda em situações incertas e profissionalmente exigentes, onde os colaboradores têm de assumir a responsabilidade e tomar decisões críticas de negócio, aumentando os níveis de stress.

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