Sete maus hábitos dos líderes

O stress pode ser produtivoSaiba quais são os piores erros que um líder pode cometer na gestão de equipas.

Segundo a revista Inc., estes são os maiores erros a que os líderes incorrem com frequência com os seus colaboradores.

Comunicar mal. Os seus colaboradores cumprem com todos os preceitos de comunicação e de transparência, mas algo corre mal – e talvez seja devido à sua própria comunicação. Avalie se está a ser claro para todos os seus colaboradores e se estes percebem as mensagens que quer transmitir.

Más promoções. Avalie cuidadosamente os colaboradores que pretende promover para perceber se estarão à altura das novas responsabilidades ou se precisam de mais experiência.

Ser demasiado combativo. Numa situação de conflito, pare para pensar e dê espaço às pessoas para conseguirem analisar o problema e chegar a uma solução. Não seja intransigente e não imponha a sua opinião perante os outros.

Comprar hardware sem necessidade, os mais recentes computadores, monitores, impressoras, tablets… Esse hardware é essencial para o desempenho das funções dos seus colaboradores? Se sim, é um investimento a fazer. Se não… não compre.

Orgulho a mais. Lembre-se de olhar de igual para igual para os seus colaboradores sem os mirar “de cima”.

Pensar que sabe tudo. Ignorar o conhecimento dos colaboradores e alicerçar as decisões apenas na sua suposta expertise é perigoso para o sucesso da sua equipa.

Não partilhar. Sem partilhar o que pretende num determinado projecto, os colaboradores até podem saber que tarefas irão desempenhar, mas ninguém saberá o que está a fazer e porquê. Partilhe aquilo que quer, que sabe, que antecipa para o projecto e para a equipa.

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