José Luís Carvalho, CUF: «Do what you can’t (Samsung)»
José Luís Carvalho, director de Recursos Humanos da CUF, reconhece «as lideranças, com um forte apoio na capacitação por parte dos Recursos Humanos, vão ter de entregar esta missão que parecia, até há pouco tempo, impossível: manter o talento motivado, sendo que uma boa parte destes recursos pode ver as suas necessidades básicas afectadas.»
«Este slogan da Samsung ajuda a comentar alguns dados do Barómetro Human Resources, porque o que ele nos quer transmitir é que a sua missão é ajudar os seus clientes a fazer coisas que eram recentemente impossíveis de fazer.
Quando olhamos para os resultados do barómetro, verificamos uma elevada tensão no tema do acompanhamento do aumento de custo de vida (inflação e taxas de juro) com possibilidade de o talento perder poder de compra e sabemos bem a importância de ter estes factores básicos, higiénicos de motivação assegurados.
Por outro lado, o top 2 dos grandes temas de Gestão de Pessoas – atracção/ retenção talento e upskilling/ reskilling – exemplifica aquilo que vai continuar a fazer a diferença nas organizações, nas lideranças.
É aqui que este slogan entra, isto é, as lideranças, com um forte apoio na capacitação por parte dos Recursos Humanos, vão ter de entregar esta missão que parecia, até há pouco tempo, impossível: manter o talento motivado, sendo que uma boa parte destes recursos pode ver as suas necessidades básicas afectadas.
Forte ligação com as suas equipas, reiterar continuamente o propósito das empresas, proporcionar experiências desafiantes que permitam o crescimento pessoal e profissional serão a prioridade top dos gestores apoiados pelos RH. Só assim as organizações vão estar à altura deste slogan.»
Este testemunho foi publicado na edição de Dezembro (nº.144) da Human Resources, no âmbito da XLIV edição do seu Barómetro.
A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.