Gerir as emoções: O factor X da sua carreira

hr buzzDe forma a assegurar que não se deixa trair pelas suas próprias emoções, siga as sugestões do blogue HR Buzz, da Neves de Almeida | HR Consulting, para ajudá-lo/a a relacionar-se de forma mais positiva com os outros.

De certeza que já conhece o conceito da Inteligência Emocional, e como o mesmo pode ser um factor crucial no seu dia-a-dia. Saber gerir as suas emoções e utilizá-las de forma positiva é uma competência essencial para quem quer ter uma carreira de sucesso, para quem gere equipas e desenvolve pessoas.

De forma a assegurar que não se deixa trair pelas suas próprias emoções, a Neves de Almeida | HR Consulting e o HR Buzz deixam-lhe três sugestões que o ajudarão a relacionar-se de forma mais positiva com os outros, ao mesmo tempo que mantém o seu bem-estar:

Conheça-se melhor. É importante que consiga identificar bem os seus sentimentos, principalmente aqueles que se apoderam de si em momentos de maior embaraço ou desconforto. Tente pensar em situações que o deixaram desconfortável e faça estas perguntas: “O que senti?”, “Porque é que me senti assim?” e “Como reagi?”

Controle as suas reacções. Tão importante quanto identificar as suas emoções e o que as causa, é saber como reagir. Não devemos deixar-nos absorver pelas emoções, mas sim, actuar sobre elas, de modo a que não impactem negativamente o ambiente da equipa e os nossos relacionamentos com os colegas de trabalho.

Trabalhe a sua empatia. Gerir as emoções não consiste só em actuar sobre si próprio, é igualmente importante que consiga identificar as emoções das pessoas à sua volta. Colocar-se no lugar do outro, vai ajudá-lo a prever possíveis reacções das pessoas à sua volta, e assim, conseguir adaptar de forma mais eficaz o seu comportamento.

Para mais sugestões e artigos sobre como desenvolver a sua Inteligência Emocional e a Gestão das Emoções, consulte o HR Buzz, o seu blogue sobre Recursos Humanos.

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