O desafio da mudança

Mais de 50 pessoas assistiram hoje na FNAC Colombo, em Lisboa, ao debate sobre Mudança no 5.º Pequeno-Almoço da Human Resources Portugal.

O 5.º Pequeno-Almoço da revista Human Resources Portugal teve como tema “Gestão da Mudança.” Ricardo Peres, director de Recursos Humanos e de Comunicação Interna da Central de Cervejas, com a moderação de Carla Gouveia, directora central de Recursos Humanos do Banco Popular, debateram o tema com especial enfoque no envolvimento dos colaboradores e na importância da liderança. Na segunda e última parte, Teresa Fialho e Rute Sousa Ribeiro, da My Change, ficaram a cargo do workshop “Gestão Positiva da Mudança: porquê e para quê?”

Sobre o tema, Ricardo Peres recorreu à sua experiência na Central de Cervejas com a crise de 2012, causadora de um forte impacto no negócio e que provocou o início de um processo de mudança profundo da empresa.

Para que a mudança ocorresse, explicou, transmitiu-se às pessoas um «espírito de missão», conseguido através de uma estratégia gizada internamente e tendo como base ferramentas de comunicação como os Leadership Events, um «momento-chave» da Central de Cervejas na transmissão de valores, e uma liderança capaz de dar o exemplo e de levar o processo de transformação para a frente.

«Em 2012, pensávamos em palavras como declínio, medo, crise e as palavras que exprimiam as expectativas para 2013 eram crescer, desafio. Em 2013, quando ouvimos as pessoas, já vimos mais optimismo», explicou Ricardo Peres.

Teresa Fialho e Rute Sousa Ribeiro, da My Change, iniciaram um workshop sob o tema “Gestão Positiva da Mudança: porquê e para quê?” após o debate inicial. A apresentação da metodologia de 12 passos para a mudança foi o foco desta segunda parte, com diversas considerações sobre a natureza destes processos e os principais desafios.

«Integramos na nossa metodologia de mudança a missão, o sentido de urgência, o desafio, a inovação. A mudança tem um aspecto de sonho, de irrealista, de querer ir muito longe. E a liderança também é fundamental», defendeu Teresa Fialho.

Rute Sousa Ribeiro detalhou o significado dos 12 níveis de gestão da mudança propostos pela My Change, a saber: diagnóstico e motivação do Conselho Executivo, reforçar a urgência, criar a visão, trabalhar sobre a cultura e as crenças, remover as resistências, construir uma equipa de pioneiros e preparar os líderes, comunicar para cativar, capacitar para a acção, enfatizar os ganhos, manter o ritmo e o dinamismo, fazer da mudança a nova realidade, e, por fim, diagnóstico e celebrar com os colaboradores.

Os Pequenos-almoços da revista Human Resources Portugal são já uma referência nesta área. Com um target composto por altos quadros, este evento contará com mais dois ciclos de palestras gratuitas, mediante convite, ao longo de 2014 – Setembro e Dezembro – sobre temáticas diferentes, dirigidas sobretudo a profissionais e aspirantes/estudantes da área de Gestão de Pessoas, com o objectivo de criar networking, estimular a aprendizagem e o debate e contribuir para o enriquecimento da área.

A 5.ª edição contou com o patrocínio de My Change e da Heading.

Leia a reportagem completa na edição de Julho/Agosto da Human Resources Portugal.

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