![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/07/3futuro_edit.jpg)
As profissões do futuro
Conheça as ocupações que irão marcar os próximos anos no mercado de trabalho.
Algumas das profissões que irão marcar o futuro, segundo a AWR-Insights:
«1 – Gestor de ecorrelações
Sustentabilidade é a palavra de ordem para o profissional de ecorrelações, boa oportunidade de trabalho para quem reúne conhecimento técnico ambiental (Engenharia Ambiental), de legislação do tema (Direito Ambiental) e também é bom em comunicação.
2 – Gestor de resíduos
A produção do lixo pela indústria, que ganha o foco dos media e da opinião pública, alinhada às políticas de governança gera procura por este tipo de profissional. Direccionamento correcto para os resíduos e a transformação do lixo em fonte de renda são as actividades primordiais do profissional.
3 – Engenheiro ambiental
A questão da preocupação com o impacto no meio ambiente, tanto no sector da Construção Civil, como no sector Industrial faz com que sejam necessários profissionais com conhecimento na área Ambiental. Sustentabilidade e meio ambiente são mandatários, não há dúvida que é tendência até por uma questão de racionalização de custos, que está dentro do tema sustentabilidade.
4 – Engenheiro civil
Os investimentos na infraestrutura devem continuar, o que torna os Engenheiros civis profissionais de destaque também nos próximos 10 ou 15 anos. A infraestrutura é o que torna o país mais competitivo, sem ela tudo acontece de maneira mais lenta. Por mais que já se invista hoje, a necessidade continua e traz oportunidades para engenheiros de grandes obras.
5 – Engenheiro de petróleo e gás
A busca por técnicas mais eficientes de extracção é um dos motivos que fazem com que engenheiros sejam cada vez mais necessários no sector de energia.
6 – Engenheiro hospitalar
Engenheiros com conhecimentos técnicos para lidar com equipamentos hospitalares de alta tecnologia têm tudo para se destacar em alguns anos. A preocupação de grandes hospitais em oferecer a melhor estrutura a médicos e pacientes tem puxado os investimentos em inovações tecnológicas e isso vai abrir mais oportunidades para quem se interessa pelo sector.
7 – Bioinformacionista
Profissionais que mesclem informação genética e a elaboração de remédios são tendência no futuro. É um cientista que trabalha com informação genética fazendo a ponte entre técnicas clínicas e desenvolvimento de medicamentos. É uma profissão ligada à inovação e também à macrotendência de envelhecimento da população.
8 – Técnico em telemedicina
A busca pela inovação e o aumento da expectativa de vida da população trarão destaque aos profissionais da telemedicina. É uma pessoa que é parte de uma equipa que oferece diagnóstico e tratamento para os habitantes de áreas mais remotas. A telemedicina permite que pessoas tenham acesso a diagnósticos sem estarem no mesmo local que a equipa médica.
9 – Conselheiro de reforma
Se a expectativa é que as pessoas vivam mais, esta é outra profissão deve se destacar a partir desta macrotendência. O conselheiro de reforma é um profissional com habilidades de Contabilidade, Finanças e de Gestão de Carreira. É responsável por ajudar a planear a reforma do ponto de vista financeiro, de plano de saúde e também faz o planeamento de uma segunda carreira já que as pessoas estão vivendo mais.
10 – Gestor de qualidade de vida
Mapear riscos de problemas de saúde que colaboradores podem desenvolver e melhorar as condições do ambiente de trabalho – promovendo a busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional – é função do gestor de qualidade de vida, uma das profissões do futuro. Já existe esta preocupação dos profissionais de Recursos Humanos com a qualidade de vida, mas no futuro haverá mais investimento nisso por parte das empresas. Inclui personal trainer baseado em dados: um instrutor de saúde que não só recomenda dietas, mas também analisa os dados de rotina pessoal e aptidão para que ter um melhor estilo de vida.»
Consulte a restante lista aqui.