Sente-se enganado pelas fornecedoras de água, electricidade e gás e pelo retalho alimentar? Não está sozinho

Uma análise do Portal da Queixa revela que, em apenas 24 dias, chegaram à plataforma quase 3000 reclamações relacionadas com a inflação. No período de 1 a 24 de Janeiro, o número de reclamações registou um crescimento de 82% (2816), em comparação com o período homólogo de 2022, onde se verificaram 1540 queixas. 

 

Entre as categorias analisadas, verificou-se que lideram no número de reclamações a Água, Electricidade e Gás com 583 queixas, sendo o principal motivo apontado pelos consumidores o «aumento das facturas», a gerar 39% das queixas registadas.

Segue-se a categoria Bancos, Financeiras e Pagamentos a recolher 529 reclamações. Entre os principais motivos reportados e a ocupar uma fatia de 23% das queixas apresentadas estão os «problemas com créditos».

A terceira categoria mais reclamada é Gastronomia, Alimentação e Bebidas a absorver 303 reclamações. Já na categoria Hiper e Supermercados, foram registadas 220 reclamações e o principal motivo de queixa dos consumidores refere-se ao «aumento do preço nos produtos», a ocupar uma fatia de 37%.

Segundo a análise efectuada, a insatisfação dos portugueses recai também sobre a categoria Seguros Vida, Auto e Planos de Saúde, com 233 reclamações registadas até ao dia 24 de Janeiro. Entre os principais motivos estão: a «cobrança indevida de serviços», a gerar 64% das queixas e o «aumento do custo do plano contratado», a pesar 12% no total registado.

No sector Transportes, face ao aumento dos preços, as queixas também não se fizeram esperar. Os problemas com pagamentos em transportes e portagens geraram 313 reclamações nesta categoria, sendo que 14% das queixas dos consumidores são referentes «a aumentos e cobranças indevidas nas portagens».

Para este estudo, foram analisadas as seguintes categorias: Água, Electricidade e Gás; Bancos, Financeiras e Pagamentos; Gastronomia, Alimentação e Bebidas; Hiper e Supermercados; Seguros Vida, Auto e Planos de Saúde e Transportes.

De referir que, o aumento do custo de vida é a maior preocupação de 93% dos cidadãos da UE e de 98% dos portugueses, de acordo com o mais recente Eurobarómetro, divulgado este mês.

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