Tem excesso de trabalho e sente o equilíbrio a escapar-lhe? Responda (honestamente) a esta perguntas e ponha em práticas estes cinco conselhos

De acordo com o High Play Institute, alguns hábitos podem ajudar a criar um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Para isso é fundamental, em primeiro lugar, perceber as razões por que trabalha demais.

 

Primeiro deve reflectir em respostas honestas a várias perguntas:
  • Está apenas a responder ao vício de uma chefia viciada em trabalho?
  • Acredita que trabalhar muitas horas vai ajudar a progredir mais depressa na carreira?
  • Está a tentar provar qualquer coisa aos outros com mais esforço?
  • Estar ocupado fá-lo sentir que é mais importante?
Depois de responder a estas perguntas é importante alterar algumas rotinas para recuperar algum controlo sobre o próprio tempo. Tais como:

 

  • Tentar sair do trabalho mais cedo, pelo menos dois dias por semana, para fazer algo que goste muito de fazer;
  • Dizer não mais vezes. Informar a chefia que nem sempre está disponível para responder aos emails e mensagens;
  • Ser mais selectivo sobre que projectos em que assume responsabilidades, criando prioridades claras sobre aqueles que o ajudarão a crescer;
  • Redefinir o tempo livre, não olhar para estes momentos como um tempo improdutivo. É um tempo que nos ajuda a renovar a energia;
  • Se tentar tudo e não conseguirmos equilibrar a vida profissional e pessoal, seria importante reconsiderar se está na função ou empresa certa.