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60% das empresas não sabem onde procurar o talento digital
A Ray Human Capital, empresa da área de Consultoria e serviços em Capital Humano, desenvolveu um estudo com o objectivo de compreender de que forma estão as empresas a adaptar-se ao novo ambiente digital.
O questionário foi feito a mais de 100 empresas em Espanha e Portugal com diferentes dimensões e áreas de actuação e teve como base o estudo da adequação das equipas aos novos objectivos digitais e o acesso às fontes de recrutamento necessárias para enfrentar a transformação digital.
A maioria das empresas considera que a transformação digital é importante e está a condicionar o seu negócio (82%), estando por isso cada vez mais envolvidas em processos de transformação a ambientes digitais.
Este reconhecimento é maioritariamente proveniente de empresas com presença internacional (76%), com mais de 1000 colaboradores e dos seguintes sectores: financeiro, seguros, tecnologia, media e telecomunicações. Por outro lado, as que ainda não estão a pleno no processo de transformação digital são maioritariamente pequenas e médias empresas.
No total, 78% das empresas consideram que estão ou irão estar envolvidas num processo de transformação digital do seu negócio e que estão preparadas para o mesmo.
Atracção, Selecção e Recrutamento
Apesar destes dados, aproximadamente 60% das empresas revela ter conhecimento das características críticas do talento digital para acolher uma transformação digital no seu negócio, mas não sabem onde o encontrar. Nas empresas do sector financeiro e seguros, mais de metade afirma desconhecer qual o talento que necessitam para alcançar com sucesso este processo.
Para além disso 56% não tem identificadas as fontes de recrutamento de perfis digitais críticos, não sabendo por isso onde atrair, seleccionar e recrutar este tipo de perfil.
Estratégias de recrutamento
O recrutamento através das redes sociais é actualmente a técnica digital mais utilizada pelas empresas mais jovens. Já os canais de oferta de emprego corporativos continuam a figurar nas preferências das empresas mais consolidadas. Numa minoria, a utilização de técnicas mais inovadoras como o Mobile Marketing, Mobile Recruitment e Employer Branding é prática de empresas multinacionais.
É ainda de referir que apesar da crescente utilização de estratégias digitais para recrutamento de talento, a maioria das empresas continua a conciliar estratégias digitais com estratégias mais tradicionais nos seus processos.
Avaliação de profissionais
A necessidade de adaptar o modelo de gestão de recursos humanos é um tema que faz sentido para 69% das empresas participantes.
Apesar do crescente reconhecimento da importância da adopção a ambientes digitais, 40% das empresas ainda não dispõe de ferramentas orientadas para a gestão e avaliação desse mesmo talento.
A grande maioria das empresas continua a utilizar metodologia de Assessment e/ou Development Centre Presencial para avaliação dos seus profissionais.
Formação
No plano anual 42% das organizações não considera vir a planear acções de formação para desenvolver o seu perfil digital.
Por último, apenas 63% das empresas afirma que entre os seus colaboradores existe uma cultura de colaboração social desenvolvida através da utilização de meios digitais.