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«O digital está cada vez mais no radar dos directores de RH»
João Ferro Rodrigues, em entrevista à Human Resources Portugal, apresenta o projecto SABE Online, uma nova plataforma de edição, produção e distribuição de cursos digitais.
por Redacção
A SABE Online é uma nova plataforma de edição, produção e distribuição de cursos em módulos que se destina a empresas e a indivíduos interessados em adquirir competências. Esta é uma aposta no digital de João Ferro Rodrigues, co-fundador do projecto em parceria com outros investidores.
A mobilidade e flexibilidade dos cursos é uma das mais valias, já que o acesso a formações interactivas e modulares é possível em qualquer local e a qualquer hora e em plataformas diferentes, como computador ou tablet.
A SABE Online configura uma abordagem à formação totalmente digital, num sinal de que a forma como se faz formação pode estar a mudar nas empresas. João Ferro Rodrigues, em entrevista à Human Resources Portugal, fala sobre o projecto do qual é um dos promotores e sobre os desafios do digital ao nível dos Recursos Humanos.
Ao nível dos RH, há vontade de investir neste tipo de formação?
Em Portugal, e um pouco por todo o mundo, as empresas já fazem investimentos na aquisição e implementação de plataformas e conteúdos de e-learning. No caso da SABE Online, o mercado está a responder positivamente à nossa plataforma e aos nossos conteúdos de formação digital, e notamos uma cada vez maior vontade e abertura das empresas e dos RH. Atribuo esta evolução a dois motivos: a crescente preocupação com o desenvolvimento permanente das equipas e a evolução tecnológica das soluções de aprendizagem digital.
Os directores de RH estão receptivos ao digital?
O digital está cada vez mais no radar dos directores de RH. É cada vez mais percebido como uma solução competitiva que assegura qualidade nos resultados. Penso que já há algum tempo é consensual o potencial e as vantagens da formação digital. Mas só recentemente se reuniram as condições tecnológicas para produzir e disponibilizar formação digital interactiva, de grande qualidade e a custos competitivos. Mas não lhe escondo que ainda há trabalho a fazer. É necessário explicar a forte evolução qualitativa que a aprendizagem digital teve nos últimos anos. E também faz falta clarificar a grande diferença que há entre uma oferta integrada de formação digital e a oferta de uns bons conteúdos video. A formação digital inclui vídeos, mas não se esgota aí. Uma boa formação digital tem também exercícios, anexos, uma avaliação integrada, uma certificação, a possibilidade de perguntas aos autores ou de interacção com outros alunos. E uma boa plataforma de formação online oferece ainda a possibilidade de gestão integrada de toda a acção de formação, desde a identificação da necessidade até à análise dos seus resultados.
Quais são as maiores diferenças entre a formação tradicional e digital?
Começo por indicar o que une a formação tradicional e digital. Qualquer que seja a modalidade de formação, só produzirá bons resultados com bons especialistas e formadores, com conhecimento prático e muita experiência. São esses os requisitos essenciais que procuramos nas parcerias que fazemos para desenvolver o catálogo de cursos da SABE Online. A aprendizagem é uma experiência quotidiana e que ocorre em diferentes contextos e de diversas formas. Na formação presencial e digital são desenhadas experiências que promovem conhecimentos e desenvolvimento de competências. A grande diferença entre ambas assenta na estratégia e técnicas de desenho para cada uma destas experiências. Nestes domínios, tudo é diferente. Na formação digital há uma forte componente multimédia, tipicamente inexistente em formações presenciais. A nossa equipa editorial domina estas competências especificas de formação digital estando sempre a procurar reforçar o seu conhecimento nesta área muito estimulante.
Acha que a “digitalização” da área de RH ainda é incipiente?
Não me parece que seja incipiente. Já há muitos anos que os sistemas de informação dominam a área de RH das grandes empresas. Agora há de facto uma nova vaga de serviços de gestão de RH, disponível na nuvem. Esta nova vaga é competitiva até para PMEs, que antes não tinham recursos para investir nestes sistemas de gestão. Na área específica da formação e aprendizagem, onde a SABE Online atua, concordo que a digitalização tem sido mais incipiente. Existiam várias restrições tecnológicas – por exemplo, a largura de banda – que durante anos limitaram a digitalização da formação. Mas essas restrições estão largamente ultrapassadas. Por isso estou convencido que nos próximos anos vamos assistir a um crescimento exponencial da oferta e procura de soluções de aprendizagem digital.
Que empresas em concreto já têm na vossa carteira de clientes?
No universo das maiores empresas já estamos a trabalhar em acções internas de formação com a PT e com uma das principais empresas do sector energético. Trabalhamos também com o Santander Totta no programa Advance, um programa criado por este banco para a capacitação e qualificação de PMEs nacionais. Através deste programa, mas não só, estamos a chegar a muitas PMEs nacionais.
O digital pode substituir o presencial?
O digital é uma forte solução para disseminar conhecimento de forma estruturada, simples e a baixo custo. É a modalidade preferencial para situações com volume, dispersão geográfica e calendário flexível. Mas não acredito que o digital substitua o presencial. Será antes um complemento. A formação presencial e digital, em conjunto, permitem elevar o patamar de qualidade do desenvolvimento dos nossos profissionais. A introdução da formação digital possibilita à formação presencial centrar-se ainda mais nas suas mais-valias, posicionando-se como o espaço privilegiado para a prática guiada, para o feedback individual, para a partilha de experiências ou para a construção de conhecimento partilhado em grupo. A formação digital pode também ser uma excelente solução para uniformizar conhecimentos antes de uma acção presencial ou para fazer um resumo das aprendizagens realizadas depois dessa mesma acção. Há espaço para tudo num planeamento inteligente da formação de cada empresa.
O que é que o digital vai mudar na abordagem das empresas de Formação?
Penso que as empresas de formação vão apostar no digital para apresentar soluções integradas aos seus clientes, potenciando a qualidade global da sua oferta. O que vai diferenciar uma empresa de Formação continuará a ser o mesmo: a qualidade dos seus especialistas e dos seus contéudos formativos. O digital é só mais um canal onde essa experiência e qualidade podem ser canalizados. Um grande desafio para as empresas de Formação presencial é encontrarem o parceiro tecnológico e editorial adequado para fazerem a migração do seu conhecimento para o espaço digital. Na SABE Online trabalhamos para ser o parceiro das melhores empresas e formadores nesse processo de migração do seu talento. Felizmente já temos várias parcerias com empresas e autores de formação de renome. Estas parcerias levam-nos a acreditar que estamos no bom caminho.