![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2021/11/pedro-castro-e-almeida.jpg)
CEO do Santander Portugal vai liderar negócio da Europa
O Banco Santander nomeou Pedro Castro e Almeida para liderar o seu negócio na Europa. O CEO do Santander Portugal substitui António Simões, que deixará o banco para assumir novas funções como CEO do Grupo Legal & General plc.
Pedro Castro e Almeida mantém-se como CEO do Santander Portugal e irá liderar a transformação na região. Com responsabilidade pelo negócio da Europa (incluindo os bancos Santander em Espanha, Reino Unido, Polónia e Portugal), reportará ao CEO do Grupo, Héctor Grisi. Os CEO de Espanha, Reino Unido e Polónia irão reportar-lhe directamente.
O responsável integrou o Santander Portugal em 1993 e tem desempenhado a função de CEO nos últimos cinco anos. Durante esse período, o negócio passou por uma grande transformação, incluindo a simplificação e automação de tarefas operacionais, tornando-se mais eficiente e rentável.
Antes de ser nomeado CEO, foi administrador executivo do Santander Portugal por mais de 10 anos, tendo liderado diversas áreas do banco.
A nomeação tem efeitos a partir de 1 de Setembro (sujeita a aprovações regulatórias), mantendo-se até então António Simões na sua actual função para garantir uma transição tranquila.
António Simões integrou o Santander em 2020, acumulou a função de CEO de Espanha e responsável pela região Europa, desempenhando um papel fundamental na transformação do negócio do banco na Europa. Sob a sua liderança, o banco fez progressos significativos na integração dos seus negócios em toda a região e na construção de One Santander.
Ana Botín, presidente executiva do Banco Santander, deu os parabéns pela nomeação de Pedro Castro e Almeida e agradeceu a António Simões pelo seu contributo, «o Pedro tem realizado um excelente trabalho na liderança do Santander Portugal, posicionando o banco como líder em satisfação de clientes, eficiência e rentabilidade e um modelo transformacional a seguir».
«É a pessoa certa para ajudar a região a avançar e aproveitar os progressos alcançados pelo António e pela sua equipa na construção de One Santander. Gostaria de agradecer ao António pelo seu contributo para a transformação na Europa. Estamos-lhe muito gratos pelo seu trabalho árduo e dedicação. Ter a oportunidade de liderar uma empresa cotada é uma prova das suas conquistas e desejamos-lhe muito sucesso nas suas novas funções», concluiu.