
Projecto turístico no Algarve prevê construção de um «mini-resort» para trabalhadores
Um empreendimento turístico que vai abrir este ano em Castro Marim, no sotavente algarvio, com um investimento total de 270 milhões de euros, vai investir nove milhões em alojamento para o pessoal.
Segundo um comunicado de imprensa, o Verdelago Resort, entre a Praia Verde e Altura, desenvolveu «um projecto de acomodação de colaboradores, num investimento total de cerca de nove milhões de euros, que incluiu a compra de dois edifícios.»
Este «mini-resort» para colaboradores, com data de conclusão prevista para o verão de 2024, estará preparado para receber, por exemplo, quadros superiores e médios que se façam acompanhar pelas suas famílias, uma vez que será composto não apenas por suites, mas também por moradias. Terá comodidades como piscinas e campos desportivos. Esta é uma iniciativa inédita no sector e no país, uma vez que está em causa a construção de raiz de um projecto com características de um empreendimento turístico de qualidade superior.
«Esta aposta vem reforçar a singularidade do Verdelago a nível mundial, tornando-o protagonista activo de uma nova geração de resorts que respondem de forma positiva não apenas às dimensões de sustentabilidade económica e ambiental, mas também social, combatendo o custo do alojamento, que é sabido, e sobejamente apontado pelas autoridades turísticas como o maior entrave à contratação de pessoas para a região do Algarve», lê-se em comunicado.
Este investimento do Verdelago Resort inclui ainda a compra de dois edifícios. Um deles fica na freguesia de Altura, a uma curta distância do Resort, que se percorre em cerca de cinco minutos de bicicleta ou 20 a pé (as formas de mobilidade promovidas pelo resort). Trata-se de um prédio de dois pisos que, após obras de beneficiação, acolhe hoje cerca de 60 pessoas que aqui passaram a ter a sua base de vida, num conceito equivalente ao de uma guesthouse, com copa comum e piscina.
O outro edifício – uma moradia com áreas bastante generosas, totalmente contígua ao Verdelago Resort é hoje um espaço de escritórios, que poderá também vir a transformar-se em espaço de acolhimento.
Este ano, ficarão concluídas 102 unidades residenciais turísticas, das quais 57 serão entregues aos proprietários já este verão. Na abertura, que engloba também os primeiros equipamentos comuns de apoio (Clube do Aldeamento, restaurante, bares, estrutura de recreio, piscinas, portaria, equipamentos desportivos, kids club e diversos espaços verdes), assim como diversos percursos pedonáveis e cicláveis no resort, estarão a trabalhar mais de uma centena de pessoas, muitas destas de origem local.