EDP, Galp e Pingo Doce. São estas as marcas portuguesas mais valiosas. NOS, MEO e Sagres são as mais fortes

A EDP (valor de marca ligeiramente inferior em 4% para 2,4 mil milhões de euros) é a marca portuguesa mais valiosa, seguida da Galp Energia (valor de marca superior em 40% para 2 mil milhões de euros) e do Pingo Doce (valor de marca superior em 53% para 1,2 mil milhões de euros), de acordo com o relatório inaugural “Portugal 25 2023”, apresentado pela Brand Finance, consultora de avaliação de marcas.

 

Com presença em 29 mercados de três continentes na produção, transporte, distribuição e venda de eletricidade e gás, a EDP apresentou bons resultados financeiros e implementou planos de expansão para 2022. A EDP tem também a Reputação de marca mais elevada do sector em Portugal, de acordo com o estudo de mercado anual da Brand Finance (6.6).

No entanto, os rácios de Sensibilização (65%), Familiaridade (49%) e Consideração (38%) não são muito elevados em comparação com alguns dos seus concorrentes, como a Galp Energia: Consciência (98%), Familiaridade (87%) e Consideração (72%). Embora a Reputação desta última seja um pouco mais baixa (6,3 em 10).

A Galp continua como líder no sector do retalho de combustíveis em Portugal, onde detém uma quota de mercado de 26%, de acordo com a Brand Finance, tendo apresentado em 2022 um resultado líquido próximo de 1,5 mil milhões de euros.

O Pingo Doce registou um crescimento de vendas de 9,4% para atingir 1,1 mil milhões de euros em 2022. Além disso, o Pingo Doce abriu com sucesso 10 novas lojas (com um acréscimo líquido de sete) e renovou 37 locais ao longo do ano fiscal. Os dados do estudo de mercado da Brand Finance sublinham o forte posicionamento da marca Pingo Doce, com pontuações excecionais em Consciência (99%), Familiaridade (95%) e Consideração (94%). Consequentemente, o Pingo Doce é a segunda marca de supermercado mais bem avaliada em Portugal.

Já a Ara (valor de marca +68% para 135,5 milhões de euros), outra marca pertencente ao grupo retalhista português Jerónimo Martins, para além do Pingo Doce, registou um crescimento significativo do valor de marca de 68%, o mais elevado entre as 25 marcas de topo em Portugal. Este feito impulsionou a marca retalhista para o 23º lugar do ranking.

A Fidelidade e a Brisa são novas entradas, ocupando o 8º e o 19º lugar, respectivamente.

O valor combinado das 25 principais marcas de Portugal ascende a 12,6 mil milhões de euros, o que é 22% superior ao registado em 2021.

 

Para além de calcular o valor da marca, a Brand Finance também determina a força relativa das marcas através de um quadro de pontuação equilibrado de métricas que avaliam o investimento em marketing, o capital das partes interessadas e o desempenho comercial. Em conformidade com a norma ISO 20671, a avaliação da Brand Finance da equidade das partes interessadas incorpora dados originais de pesquisa de mercado de mais de 100.000 inquiridos em 38 países e em 31 sectores.

A Nos (valor da marca aumentou 19% para 135,5 milhões de euros), assegura a posição de topo no Brand Finance’s Brand Strength Index (BSI) como a marca portuguesa mais forte em 2023, com uma pontuação de 84/100 e uma classificação AAA-.

Todos os anos, a Brand Finance põe à prova 5000 das maiores marcas e publica mais de 100 relatórios, classificando as marcas em todos os sectores e países. O Brand Finance Portugal 25 2023 inaugural fornece uma análise das marcas mais valiosas e mais fortes de Portugal.

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