Portugal entra no Top 20 do Progresso Social

Posicionando-se à frente de países como Espanha, França e Itália, Portugal sobe quatro lugares no Índice de Progresso Social, de 22.º para 18.º. No entanto, mantém a 30.ª  posição no ranking do PIB per capita.

O país revelou um desempenho positivo nas componentes de direitos individuais, tolerância e inclusão, segurança individual, liberdades individuais e habitação. Contudo, tem ainda trabalho a fazer quanto à sustentabilidade do ecossistema e ao acesso à educação superior, aspectos em que recolhe as pontuações mais baixas. No total, Portugal obtém uma pontuação de 81,91 em 100.

O Índice de Progresso Social 2015 revela que o mundo está a endereçar melhor as questões da nutrição e dos cuidados médicos básicos, mas tem tido um fraco desempenho em garantir o acesso à educação superior e na sustentabilidade do ecossistema. Os resultados indicam também que muitos dos aspetos do progresso social melhoram com o rendimento. Países mais ricos, como a Noruega – que ocupa o primeiro lugar da lista – alcançam geralmente melhores resultados sociais do que os países com menores rendimentos. Contudo, os investigadores afirmam que o PIB está longe de ser o único fator a determinar o progresso social.

Este índice, que classifica 133 países de acordo com o seu desempenho social e ambiental, incluindo países para os quais foram encontrados dados parciais, mede o progresso social de 99% da população mundial – através de 52 indicadores, para formar um ranking das questões que mais interessam às pessoas. O relatório foi publicado esta quinta-feira, 9, pela ONG norte-americana, Social Progress Imperative.